Iran Barbosa debate Direitos Humanos com estudantes de Indiaroba

0
461
Debate reuniu estudantes do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça

O deputado estadual e professor Iran Barbosa, do Psol, esteve em Indiaroba, na tarde da terça-feira, 12, onde participou do I Ciclo de Debates de Ciências Humanas do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça. O parlamentar debateu com estudantes daquela escola estadual, dentro do tema “Os Direitos Humanos e seus desdobramentos”, a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Iran dividiu a mesa com a assistente social Natália Daltro e com o escrivão de polícia e professor Gerri Sherlock Araújo.

Para Iran Barbosa, que é membro da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), é sempre importante debater esse tema com estudantes e com a juventude para reforçar princípios civilizatórios que são fundamentais para as relações humanas e para a vida em coletividade.

“Fico sempre muito feliz em debater Direitos Humanos, especialmente com a juventude, porque é uma oportunidade de reforçar a necessidade de se lutar, desde cedo, por ações concretas do Estado e da sociedade no sentido de garantir os direitos básicos conquistados ao longo da história, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, a toda a população, indistintamente. Precisamos reforçar que só é possível assegurar o avanço civilizatório com garantia da cidadania, da dignidade da pessoa humana e de valores inegociáveis como o direito à vida, à privacidade, à igualdade, à liberdade e aos demais direitos sociais. Tudo isso está inserido dentro dos Direitos Humanos que precisam ser compreendidos como algo indissociável da pessoa humana e da vida em sociedade”, explicou o parlamentar.

Para o professor de História Eraldo Neves, um dos organizadores do debate, na semana em que se celebra o Dia da Liberdade de Pensamento (14/7), dentro do ideal de liberdade em que nasceu a Revolução Francesa de 1789, a atuação da equipe do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, que organizou o debate, busca transpor os muros da escola, trazendo atores sociais que atuam em diversas esferas para ajudar a ampliar, entre os estudantes, a inadiável reflexão sobre os direitos mais elementares que confluem para os Direitos Humanos.

“É preciso preciso esclarecer para a juventude que direitos são esses que igualam todos os seres humanos; como eles foram historicamente declarados; e por que, apesar de aceitos e discutidos em muitas sociedades, eles ainda são violados e, em alguns casos, sumariamente ignorados. Essa é, também, uma tarefa fundamental da escola. É preciso ter em mente que esse assunto e todas as suas ações concretas afetam todos os habitantes do planeta, tanto individual como coletivamente”, destacou o professor Eraldo Neves.