Iran apoia a luta pela criação do Parque Estadual do Poxim

0
272
Moradores e movimentos organizados da Jabotiana defendem a criação de um Parque Estadual

Na manhã desta quinta-feira, 11, o deputado estadual Iran Barbosa, do Psol, recebeu, em seu gabinete, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), representantes do Movimento Jabotiana Viva para uma reunião. Na pauta do encontro, uma importante reivindicação dos moradores do bairro Jabotiana: a criação do Parque Estadual do Poxim.

Os moradores e os ativistas do Movimento Jabotiana Viva lutam há bastante tempo para a inserção do bairro na área de abrangência do Parque Municipal do Poxim, que envolve o município de Aracaju. Contudo, dada a extensão da sub-bacia do Rio Poxim, que envolve outros municípios, a necessidade da discussão da criação do Parque Estadual assumiu caráter imperativo.

Participaram da reunião o professor Antônio Wanderley Corrêa; o técnico administrativo da Universidade Federal de Sergipe Joseilton Nery Rocha; e a bibliotecária aposentada Rosa Vieira.

De acordo com o professor Wanderley Corrêa, a reivindicação da comunidade se justifica em função de que todo a área da Jabotiana é margeada pelo Rio Poxim; no entanto, o bairro ficou de fora quando da criação do Parque Natural Municipal do Poxim, em 2 de agosto de 2016, que contemplou apenas os bairros Inácio Barbosa, São Conrado e Farolândia.

“O mais interessante é que a criação do Parque Municipal do Poxim foi uma luta da nossa comunidade, que fez a sugestão à Prefeitura de Aracaju. Mas, no decreto que criou o Parque, deixaram de fora justamente a Jabotiana, que também está dentro da sub-bacia hidrográfica do Rio Poxim. E a não inclusão do nosso bairro só tem favorecido as grandes construtoras e a especulação imobiliária na região”, lamentou o professor.

“Por isso viemos pedir o apoio do deputado Iran Barbosa para se somar a essa nossa luta e trazer essa discussão para a Assembleia Legislativa, envolvendo o Ministério Público Estadual; a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade; o Comitê de Bacia Hidrográfica; e as prefeituras de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro”, destacou o representante do Movimento Jabotiana Viva.

O deputado Iran Barbosa, que já participava dessa discussão, como vereador de Aracaju, quando da criação do Parque Natural do Poxim, colocou-se inteiramente à disposição para se somar à luta pela ampliação do Parque e a inclusão da Jabotiana na sua área de abrangência.

“Essa é uma pauta importante e necessária, e vamos nos somar a ela com certeza, ajudando no processo de convencimento dos entes públicos estaduais sobre a importância do Bairro Jabotiana estar incluído na área de abrangência do Parque do Poxim e, também, buscando os meios necessários para envolver a população nessa discussão e criarmos o Parque Estadual”, afirmou o parlamentar.