Seminário debate Controle Social dos Royalties de Sergipe

0
317
"Ao final do evento, foram feitos encaminhamentos e procuraremos contribuir com a sua construção”, disse Iran Barbosa

Nos últimos dias 18 e 19 de agosto, aconteceu o IlI Seminário para Controle Social dos Royalties de Sergipe, realizado pelo Projeto Observatório Social dos Royalties (OSR), do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC).

“Foi um debate importante porque a sociedade precisa ter o controle social dos royalties de petróleo para que os recursos possam ser utilizados para atender as necessidades da população”, falou Iran Barbosa, durante a Sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) desta terça-feira, 23.

O parlamentar, que acompanhou as atividades nos dois dias, pontuou que os povos e comunidades tradicionais, que vivem e têm sua fonte de renda extraída diretamente da natureza, são os que sofrem mais impactos com a exploração dos recursos naturais finitos, a exemplo do petróleo e gás.

Ainda segundo Iran, essas populações não participam das decisões sobre como serão utilizados e investidos esses recursos.

“Vale a pena relembrar que no segundo semestre de 2019, houve o derramamento de óleo no litoral, atingindo diretamente a vida dos povos e comunidades tradicionais que vivem das atividades artesanais, a exemplo da pesca e caça de mariscos”, pontuou.

“O seminário, portanto, foi um espaço de discussão e de troca de saberes, através de relatos e experiências de organizações comunitárias em relação ao controle social. Ao final do evento, foram feitos encaminhamentos e procuraremos contribuir com a sua construção”, disse Iran Barbosa.