Iran destaca vitória de Lula e pede vigilância dos poderes para assegurar a Democracia

0
947
Foto: Jadilson Simões/Alese

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desta quinta-feira, 03, a primeira após o segundo turno das eleições, o deputado estadual Iran Barbosa, do Psol, destacou a realização do pleito eleitoral do último domingo (30). Iran também comemorou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito presidente do Brasil pela terceira vez.

“É preciso comemorar. Primeiro, pela realização do processo eleitoral e a manifestação do povo, relativamente às suas preferências eleitorais. Em um país em que parcelas da população ainda demonstram saudosismo de períodos tenebrosos da nossa história e flertam o tempo inteiro com o modelo ditatorial de gestão, é sempre importante afirmarmos como a Democracia se agiganta diante da realização de um processo eleitoral”, disse.

“E, segundo, quero aqui manifestar a minha imensa alegria pela vitória do presidente Lula, que conseguiu, nas urnas, após uma disputa muito dura, a vitória. Portanto, ele foi eleito e imediatamente reconhecido pela comunidade internacional, que não só o reconheceu como o candidato vitorioso nas eleições do último domingo, mas que vê, com a sua chegada ao governo do Brasil, um alívio, dada a importância do nosso país no cenário mundial e como ele foi secundarizado nos últimos anos”, analisou o parlamentar.

Ainda na avaliação de Iran, os poderes, os órgãos e as autoridades que têm a obrigação de fiscalizar e fazer valer o respeito à Constituição brasileira devem estar atentos e atuantes diante de possíveis tentativas de não reconhecimento do resultado das urnas e de golpe contra o processo eleitoral e contra a Constituição.

“Mais que atentos, é preciso que assumam o papel de vigilantes da Democracia e da Constituição e façam valer a preservação das instituições democráticas, e a eleição é um instituto democrático; e toda ameaça contra ela e contra o resultado deve ser rechaçada e punida”, afirmou.

Iran aproveitou para cobrar apuração rigorosa sobre tentativas de impedimento de eleitores se deslocarem para os locais de votação fartamente denunciadas durante o processo eleitoral do último domingo.

“Isso tem que ser apurado, como devem ser apuradas, também, todas as tentativas de ataques à Democracia que estão acontecendo neste momento. É preciso que as autoridades que têm poder de polícia e responsabilidade no que tange à vigilância constitucional atuem para que possamos garantir a nossa Democracia”, cobrou o psolista.

“Então, viva a Democracia e viva o resultado das urnas, onde o povo conduziu, pela terceira vez, um presidente oriundo das camadas populares que provou na Justiça que todas as acusações que foram feitas contra ele não se sustentavam, e que provou, agora, que se tivesse sido ele o candidato lá atrás, e não tivesse havido um golpe como houve, nós não estaríamos passando por esses terríveis quatro anos que estamos passando”, concluiu.