
Na tarde da segunda-feira, 12/5, o vereador Iran Barbosa (PSOL) participou de um Sessão Especial, na Câmara Municipal de Aracaju, proposta pelo vereador Isaac, em alusão à Semana da Enfermagem, que se inicia no dia 12 de maio, data em que se comemora o Dia do/a Enfermeiro/a, e se estende até o dia 20 do mesmo mês, quando se comemora o dia dos/as técnicos e auxiliares da Enfermagem.
Durante o seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, Iran lembrou da histórica luta da categoria em busca da garantia de direitos, analisou a importância da valorização dos profissionais da Enfermagem e cobrou urgência no processo de negociação para o cumprimento da revisão salarial dos servidores municipais.
“Quero cumprimentar as entidades de classe da categoria, tanto o Conselho como os Sindicatos, pois desde há muito tempo acompanho a luta na defesa dos interesses desses trabalhadores e trabalhadoras. Lembro-me de toda a mobilização nacional, da qual participei ativamente, como deputado federal, entre os anos de 2007 e 2011, na busca da garantia da regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas. Mais recentemente, acompanhei, na condição de deputado estadual, toda a bonita luta da categoria para garantir o seu direito ao Piso Salarial Profissional, pauta que segue sendo um verdadeiro desafio para todos nós que defendemos essa importante parcela dos trabalhadores”, lembrou o parlamentar.
Iran asseverou, também, que o discurso em defesa da valorização profissional da Enfermagem não pode ser mera retórica e não pode ocorrer apenas durante períodos de campanha eleitoral e/ou de crises sanitárias, como ocorreu durante a Pandemia de Covid-19, quando a sociedade reconheceu e aplaudiu o trabalho dedicado desses trabalhadores da Saúde em favor da sociedade.
“A Valorização dos Profissionais da Enfermagem tem que se efetivar através de ações concretas que implementem políticas de Saúde que assegurem e promovam a formação inicial e continuada dos seu integrantes; adequadas e atrativas condições de carreira para esses trabalhadores e trabalhadoras; a garantia de condições adequadas de trabalho para o atendimento da população; e, obviamente, o compromisso com a implementação de uma política salarial que reconheça o papel social destacado de enfermeiros/as e de técnicos/as e auxiliares da Enfermagem”, defendeu.
Iran concluiu o seu discurso parabenizando todos os profissionais do setor e cobrando da Administração Municipal de Aracaju a agilidade na negociação do reajuste salarial dos servidores municipais, bem como na implementação e/ou revisão dos valores dos Pisos Salariais das categorias que tem esse direito legalmente definido.
“Já estamos em meados do mês de maio, o tempo e a inflação corroem o poder aquisitivo dos salários dos servidores públicos e a Administração Municipal precisa encaminhar, após as necessárias tratativas na Mesa de Negociação, para a apreciação do Poder Legislativo, a proposta negociada de reajuste para os seus servidores”, concluiu.