A associação extrativista ficou com o primeiro lugar na categoria ‘Povos e comunidades tradicionais’, concorrendo com outras organizações sociais de todo o Brasil.
“Eu, que acompanho a história da Reserva Extrativista das Mangabeiras, única reserva extrativista em espaço urbano do país, sei que há décadas aquela comunidade vem preservando aquela área ambiental e a cultura que envolve o extrativismo da mangaba, inclusive travando uma batalha gigantesca contra as investidas de devastação, desde a gestão do ex-prefeito Edvaldo Nogueira, na forma que a gente bem conhece, e que não tem nada a ver com preservação, como bem faz aquela comunidade”, destacou Iran Barbosa.
O parlamentar lembrou que acompanha há muito tempo a luta histórica das catadoras de mangaba para preservar a área extrativista em que atuam e testemunhou como os tratores da Prefeitura Municipal de Aracaju, na gestão Edvaldo, fizeram o trabalho inverso do daquela comunidade, destruindo o espaço de preservação.
“Esse prêmio é um reconhecimento por essa luta incessante que a comunidade faz. Mais que isso, é um grito de alerta para os gestores, de que é preciso dialogar com essas comunidades extrativistas e tradicionais, respeitando o seu fazer e o seu jeito de lidar com a natureza”, entende o vereador.
“Ficam aqui os meus cumprimentos a todos que fazem essa associação, em nome da Dona Zenaide; meu reconhecimento póstumo ao trabalho que o missionário Uilson de Sá desenvolveu junto àquela comunidade; e meu abraço especial na atual presidente, a Aliene Santos, que tem feito um excelente trabalho à frente da entidade”, afirmou.
O parlamentar aproveitou para parabenizar todas as entidades que se somam à luta da comunidade extrativista das Mangabeiras, destacando a Universidade Federal de Sergipe, a Embrapa, o Ministério Público Federal, além dos parlamentares e entidades do movimento sindical e social.
“É preciso reconhecer o valor daquela comunidade, que merece um melhor tratamento por parte do Poder Público e espero que isso realmente mude. Aquela comunidade merece todo respeito, dignidade e estímulo pelo bonito e importante trabalho de preservação ambiental de uma árvore que é símbolo da nossa sergipanidade, que é a mangabeira”, enfatizou o parlamentar.