Na manhã desta quinta-feira, 13, o deputado estadual Iran Barbosa, do PT, esteve na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracaju (Sema), acompanhado de lideranças do Conjunto Jardim Esperança, para dialogar com o secretário Alan Lemos sobre problemas gerados na comunidade devido ao descarte irregular de resíduos sólidos de todo tipo na cabeceira da ponte Gilberto Vila-Nova de Carvalho, que liga os bairros Inácio Barbosa e Farolândia, causando grandes transtornos para os moradores da região e, também, a degradação ambiental na margem do Rio Poxim, onde os resíduos estão sendo jogados.
As lideranças comunitárias apontaram, ainda, algumas razões para o agravamento do problema, entre as quais a falta de fiscalização no local e a localização do Ecoponto – Estação de Entrega Voluntária de Resíduos – instalado no bairro Inácio Barbosa. De acordo com os líderes comunitários, o Ecoponto está a cerca de um quilômetro da área considerada ideal, segundo apontaram.
Para o deputado Iran Barbosa, mesmo o Ecoponto sendo de responsabilidade de outros setores da Municipalidade, por envolver questões ligadas ao meio ambiente, o papel da Sema nessa discussão é fundamental.
“Neste sentido, apelamos para que o secretário Alan Lemos intensifique a fiscalização no local para coibir as práticas de despejos de detritos na calha do rio, o que configura, de certa forma, crime ambiental; e que ele possa dialogar junto aos demais setores da Administração Municipal sobre a possibilidade de, discutindo com a comunidade, mudar o local do Ecoponto para a área que é considerada ideal, o que ajudaria na solução do problema”, apontou Iran.
O secretário de Meio Ambiente de Aracaju se colocou a disposição para buscar os caminhos no sentido de tentar solucionar o problema do descarte irregular de resíduos sólidos na cabeceira da ponte Gilberto Vila-Nova de Carvalho, intensificando a fiscalização no local; bem como levará a pauta sobre a localização do Ecoponto ao presidente da Emsurb.
Outras pautas
Na oportunidade, o deputado Iran Barbosa e o assessor do mandato para a área do Meio Ambiente, Waldson Costa, trataram de outras três pautas com o secretário Alan Lemos. Dialogaram sobre questões relacionadas à área da Reserva das Mangabeiras, localizada no bairro Santa Maria, e os conflitos gerados com a comunidade extrativista local a partir do projeto da Administração Municipal de Aracaju de construção de um conjunto habitacional naquela região; e também trataram dos problemas gerados na comunidade do Barroso, na Farolândia, a partir da construção de um grande condomínio residencial, que vem dificultando a vida dos moradores daquela comunidade, que acabou sendo isolada pelos muros do condomínio.
O parlamentar também aproveitou para solicitar do secretário a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e o Plano de Supressão da obra de ampliação da Ponte do Parque dos Cajueiros, a fim de compreender melhor as repercussões da obra sobre aquela importante área da cidade, especialmente quanto a supressão de áreas de mangue e, possivelmente, do atracadouro de embarcações esportivas que fica no Parque.