Iran Barbosa discute diagnóstico da realidade educacional de Sergipe

0
758
Iran acompanhou a explanação do secretário da Educação e confrontou dados

O deputado estadual e professor Iran Barbosa, do PT, participou de reunião com o Secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura – Seduc, Josué Modesto dos Passos Subrinho, e com técnicos da sua assessoria, na tarde da quarta-feira, 13, para acompanhar a apresentação do diagnóstico da educação pública do Estado de Sergipe e das propostas do governo para o setor.

A reunião ocorreu por convite do secretário ao parlamentar petista, que integra a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa (Alese).

“Diante da promessa do governador Belivaldo Chagas, logo após a sua eleição, de que a prioridade do seu governo seria a educação, torna-se importante saber como isso se efetivará na prática, para que não exista apenas uma promessa. Neste sentido, foi fundamental essa discussão com o secretário Josué Passos, a quem agradeço a iniciativa de mostrar os dados levantados por sua equipe sobre a realidade educacional do nosso Estado e como o governo pretende enfrentar os problemas que persistem em nossa educação balizadas por dados concretos”, afirmou o parlamentar.

Programa de Governo

O secretário de Educação expôs um conjunto de dados levantados ainda na construção das Propostas de Governo do então candidato Belivaldo Chagas. De acordo com Josué, o diagnóstico completo foi atualizado, propostas foram reelaboradas em alguns pontos e depois incorporadas ao Programa de Governo do Estado. E o que ficou sintetizado aponta para uma realidade de muitos problemas a serem resolvidos.

“Fizemos isso tendo como objetivo principal conhecer exatamente a realidade das nossas escolas, dos nossos professores e dos nossos alunos. Nós temos um Plano Nacional de Educação, com vigência até 2024, e um Plano Estadual de Educação, que vai até 2025. Portanto, o nosso Programa será pautado nesses documentos legais. É com eles que vamos trabalhar. Não vamos inventar a roda, mas seguir os marcos legais, procurar beber das boas experiências de outros estados que têm dado certo e, mais importante, tratar a educação como Política de Estado, como algo que devemos persistir, com projetos de longo prazo e desatrelados de políticas partidárias”, pontuou o secretário.

21 pontos

Após quase duas horas de exposição, permeada por questionamentos de Iran em pontos complexos do diagnóstico, o secretário Josué Passos entregou ao parlamentar o “Plano de Governo 2019-2022 para a Área da Educação” com 21 pontos destacados, e se colocou à disposição para ir à Assembleia Legislativa para discutir o documento no âmbito da Comissão de Educação.

Para o deputado Iran Barbosa, a exposição dos dados relativos à realidade educacional do Estado traz algumas surpresas, mas também aponta velhos problemas que se agravaram pela ineficiência e equívocos dos sucessivos governos.

“Estarei colaborando, no que for possível, para que os problemas sejam superados e seguirei vigilante na defesa do modelo de Educação Pública voltado para os interesses do nosso povo e na luta incessante pela garantia dos direitos dos trabalhadores em Educação”, afirmou Iran Barbosa.