Deputado Iran Barbosa participa de mais uma edição do “Pensar Aracaju”

0
500
Deputado Iran Barbosa e o ex-prefeito de Maricá (RJ) Washington Quaquá

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) acompanhou, no dia 25 de julho, mais uma edição da roda de diálogos “Pensar Aracaju”, promovida pelo Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores da Capital sergipana.

O debate contou com a participação do ex-prefeito de Maricá (RJ) e presidente do PT do RJ, Washington Quaquá, que abordou as experiências criativas e inovadoras introduzidas no município pelos 10 anos de hegemonia popular naquela cidade. O ex-prefeito petista lançou, também, na oportunidade, o seu livro “Maricá: cidade das Utopias”, na capital sergipana.

“Vale a pena conhecer as experiências apresentadas pelo companheiro petista, contidas no seu livro, que tive o prazer de receber de suas mãos. Foi um momento riquíssimo de troca de informação sobre as estratégias de inovações administrativas, tão necessárias às cidades sergipanas e brasileiras, e uma urgência para o debate político de projeto de cidade para a nossa capital”, destacou o deputado Iran Barbosa, que defende a discussão, elaboração e apresentação de um programa popular petista para a próxima  disputa eleitoral em Aracaju,  com a apresentação, também, de candidatura do Partido dos Trabalhadores para retomar o projeto de desenvolvimento da cidade. 

O presidente do PT de Aracaju, Jefferson Lima, pontuou que o projeto desenvolvido em Maricá serve de exemplo e inspiração para a esquerda do Brasil e do mundo afora.

“Bons exemplos como o de Maricá devem ser trazidos para a realidade da nossa capital, Aracaju. Portanto, mais uma edição do projeto que contempla o seu objetivo, visto que a partir de debates como esse, voltamos a dialogar sobre um projeto de cidade democrática”, disse.

Cidade das Utopias

As experiências exitosas da gestão petista de Washington Quaquá  vão desde a comprovação de que o transporte público pode ser gratuito, com a disponibilização do “Ônibus Vermelhinho, Tarifa Zero”, oferecido pela EPT-Empresa Pública de Transporte; passando pela fantástica criação do banco e da moeda social, a “Mumbuca”; instituindo os “Comitês de Defesa dos Bairros”, as “Comunas de Agroecologia” e as “Hortas Populares Agroecológicas”, as “Casas do Idoso Mais Feliz”, o “Bilhete Único Universitário”, o programa cultural “Prata da Casa” e tantos outros investimentos massivos e articulados em programas de educação, saúde, assistência social, turismo, saneamento, infraestrutura e programas que elevaram de forma inovadora a autoestima dos cidadãos e a imagem da cidade.

“É possível sonhar, é possível planejar e é possível executar um programa administrativo de cidade construído pelo povo e voltado para as suas reais necessidades. A tarefa é desafiadora e deve mobilizar quem acredita nela. Vamos à luta”, concluiu o deputado estadual.