Iran dialoga com arcebispo de Aracaju sobre os 60 anos da Rádio Cultura

0
734
Deputado Iran Barbosa com o arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa

Na tarde da terça-feira, 30, o deputado estadual Iran Barbosa, do PT, esteve reunido com o arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, para discutir sobre os 60 anos da Rádio Cultura de Sergipe, ligada à Igreja Católica. O encontro aconteceu na sede da Cúria Metropolitana, na capital, atendendo a uma solicitação do parlamentar, provocada pelo envio de um ofício assinado pelo Arcebispo e pelo diretor executivo da rádio, desde o mês de maio.

Reconhecendo a importância da emissora para os sergipanos, que além da tarefa de evangelizar, sempre se pautou pela programação voltada para a música popular e religiosa, a cultura, o jornalismo e o esporte, o petista comunicou o interesse em ajudar a dar visibilidade ao aniversário de seis décadas de fundação da rádio católica, que entrou no ar no dia 21 de novembro de 1959, por iniciativa de Dom José Vicente Távora, então bispo de Aracaju, com o objetivo de ajudar no projeto educacional popular do Movimento de Educação de Base, que levava a educação aos camponeses.

“A minha relação com a Rádio Cultura vem desde a infância, quando meus avós viviam sintonizados na emissora e eu sempre a ouvia. Isso faz parte das minhas memórias. E quem conhece a Rádio Cultura reconhece o seu papel como veículo de comunicação comprometido com a qualidade da informação e o conteúdo que divulga. Os 60 anos da emissora é um momento que não pode passar sem o devido destaque”, atestou Iran.

O parlamentar apresentou a Dom João José Costa a proposta de estimular os colegas parlamentares a ajudarem no aniversário da rádio, assim como informou que já reservou o espaço do Grande Expediente da Assembleia Legislativa, no dia 21/11, para comemorar o aniversário da emissora e debater a sua importância para o povo de Sergipe.

“Vivemos um momento muito difícil na história do nosso país, com tantos ataques a direitos fundamentais da população e, cada vez mais, precisamos dos meios de comunicação comprometidos com valores humanitários e com a democracia. A Rádio Cultura tem esse perfil, principalmente com o jornalismo da emissora, muito sério e crítico. Isso precisa ser ressaltado”, destacou.

Iran também apresentou ao arcebispo a proposta de transformar a memória dos 60 anos da emissora em uma exposição através de banners que resgatem essa história. A ideia é lançar a exposição no dia 21/11, no hall de entrada da Assembleia Legislativa.

Parlamentar presentou o arcebispo com uma revista do seu mandato

“Acho a proposta excelente. Para nós, é muito gratificante esse destaque que o senhor quer dar ao trabalho da nossa Rádio Cultura. Passarei essas ideias para a Comissão que vai cuidar dos 60 anos da emissora; mas, de antemão, conta com o meu total apoio. Nós só temos que agradecer pelo seu interesse”, enfatizou Dom João.

O arcebispo metropolitano também aproveitou e convidou o parlamentar para participar da próxima reunião da diretoria da Fundação Arquidiocesana de Cultura (FAC), a fim de que possa explanar melhor sobre as propostas apresentadas.

Iran Barbosa agradeceu pela oportunidade e aproveitou a ocasião para presentear o arcebispo com a revista de balanço de seis meses do seu mandato parlamentar. “É um instrumento de prestação de contas à população sergipana da nossa atuação nesse primeiro semestre”, informou o petista.