Deputado Iran Barbosa destaca 107 Anos do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe

0
490

Neste 6 de agosto, data da criação do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS), o historiador e deputado estadual Iran Barbosa (PT) destacou os 107 Anos da “Casa de Sergipe”, fundada em 1912. Ao utilizar a tribuna da Assembleia Legislativa, Iran Barbosa pontuou que a data é um marco na constituição da identidade cultural dos sergipanos e na preservação da nossa memória histórica.

O parlamentar fez uma retrospectiva da história do Instituto, desde a sua criação até os momentos atuais, ressaltando a importância da Instituição para a intelectualidade e o povo sergipano.

“Através de uma inciativa de Florentino Menezes, um grupo de intelectuais no dia 6 de agosto de 1912 resolveu criar o Instituto, que ficou conhecido como a “Casa de Sergipe”. Essa Casa é a guardiã da história e dos bens culturais do nosso Estado, prestando, há mais de um século, serviços importantes à nossa população”, evidenciou.

“O Instituto Histórico cumpre um papel importante, inclusive nesse momento no qual iniciativas do Governo Federal estão na linha de esvaziar os espaços sociais voltados à promoção do debate, da memória e da história”, acrescentou.

Durante o discurso, Iran registrou a realização da Sessão Solene Comemorativa dos 199 Anos da Emancipação Política do Estado e do lançamento da reimpressão do “Álbum de Sergipe”, que aconteceu no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, no dia 11 de julho, solicitando a inclusão nos Anais da Sessão da Assembleia três discursos proferidos na ocasião, sendo eles o da presidente do IHGSE, professora Aglaé Fontes, o da oradora oficial, professora Terezinha Oliva, e o da professora Verônica Nunes, responsável por resgatar a biografia do autor do livro.

“Quero reiterar as felicitações a todos que construíram e continuam construindo o Instituto Histórico pelos 107 Anos de contribuição à nossa memória e à nossa história. Aproveito para informar que tive a satisfação de receber o comunicado de que o meu pedido de filiação àquela Casa foi aprovado e tomarei posse como membro, na próxima quinta-feira. É um momento muito importante da minha trajetória”, destacou Iran Barbosa.

Foto: Quadro IHGS de Tintiliano