Deputado Iran Barbosa presta homenagem a Paulo Freire

0
610
O deputado Iran distribuiu com os presentes um folder com informações sobre a vida e obra de Paulo Freire

Neste dia 19 de setembro, data que marca os 98 anos do nascimento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira e sergipana, o professor e deputado estadual Iran Barbosa (PT) prestou homenagem ao educador e filósofo pernambucano.

Além de discursar na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, Iran distribuiu com os presentes um folder com informações sobre a vida e obra do educador.

“Paulo Freire é o símbolo, sempre vivo, de um país que precisa valorizar a educação, que sonha e luta por dignidade e transformação social”, afirmou o parlamentar, ao fazer um breve relato da história do patrono da nossa educação.

O petista destacou que Paulo Freire permanece como um dos mais respeitados pensadores brasileiros de todos os tempos, inspirando pensadores, acadêmicos e educadores em todo o mundo.

“Sua obra não pertence apenas ao Brasil, mas à humanidade; é o pensador brasileiro mais citado em trabalhos acadêmicos em todo o mundo; seu livro ‘Pedagogia do Oprimido’ figura entre os três mais citados nas universidades de língua inglesa; seu acervo recebeu reconhecimento como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco”, pontuou Iran, elencando as inúmeras notoriedades de Paulo Freire.

Para o parlamentar, mais do que nunca, o Brasil precisa reverenciar a memória de Paulo Freire, sobretudo em um momento de ataques aos seus pensamentos, ideais e à sua prática em defesa de uma educação emancipadora.

“Seu nome se tornou alvo preferencial do pensamento ultraconservador porque representa uma firme contraposição a um mundo de oprimidos, refugiados e desvalidos, que encontrou abrigo, agora, no governo brasileiro, e que se traduz em projetos como o ‘Escola sem Partido’, o ‘Future-se’ ou a militarização do ensino de nossos jovens”, observou.

“Viva aqueles que acreditam que é possível construir um outro mundo, pautado na seriedade, na solidariedade, respeitando a história, a construção coletiva e os fundamentos do socialismo que defendemos. Viva Paulo Freire!”, homenageou Iran Barbosa.