Deputado Iran Barbosa apela para retirada de Projetos da Educação

0
817
“É preciso que os projetos venham legitimados pelo amplo debate que envolva a sociedade”, defende Iran [Foto: Jadilson Simões/Alese]

Na manhã desta terça-feira, 24, ao discursar na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) reafirmou a necessidade de participação de representantes de entidades sindicais, Conselhos de Educação, instituições formadoras e entidades estudantis no debate dos Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo que versam sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe e sobre o Programa Alfabetizar pra Valer.

Desde a distribuição das proposituras na Casa Legislativa que o deputado Iran defende a realização de uma Audiência Pública para discutir as propostas com mais profundidade, envolvendo não apenas a Secretaria de Educação, mas, também, todos os demais segmentos da sociedade que têm relação com o seu conteúdo.

“Para que os projetos possuam o caráter de política de Estado, é necessário que eles cheguem a esta Casa, não apenas com a visão do governo. É preciso que eles venham legitimados pelo amplo debate que envolva a sociedade. Tenho alertado, desde que eles foram lidos no Expediente desta Casa, que o magistério sergipano não pode ser alvo do processo de avaliação no qual ele não foi ouvido”, defendeu.

“Apelo, publicamente, ao secretário de Educação, Josué dos Passos Subrinho, e ao governador do Estado, Belivaldo Chagas, que retirem, momentaneamente, esses projetos da tramitação na Casa, abram um amplo fórum de discussão com os principais interessados nos temas, para só depois enviarem as proposituras”, apelou Iran Barbosa.