Iran Barbosa lamenta decisão contra o Piso Salarial e a Valorização do Magistério

0
639
"É uma decisão que fere a valorização, o respeito e a dignidade da categoria”, entende Iran

O professor e deputado Iran Barbosa (PT) manifestou solidariedade e apoio aos colegas professores e professoras de Sergipe, que estiveram reunidos, em vigília, na manhã desta terça-feira,10, em frente ao Tribunal de Justiça, para acompanhar o julgamento da ação judicial movida pelo sindicato, contra o Estado, que exige o reajuste do piso salarial de 2016.

O parlamentar esteve presente no ato e manifestou seu apoio à luta da categoria. Ao utilizar a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe, o parlamentar registrou a realização do ato e lamentou a decisão judicial.

“Foi julgada, pelo Tribunal de Justiça, uma ação impetrada pelo Sintese solicitando o reconhecimento ao direito ao pagamento do piso salarial, nacionalmente definido, como referência e com repercussão em todos os níveis e classes da carreira, devendo, ainda, incidir o valor do piso sobre todos os direitos e vantagens assegurados legalmente para a nossa profissão. Lamentavelmente, o entendimento do Tribunal divergiu do que é assegurado em Lei, reformando, inclusive, a decisão do juízo singular, que havia reconhecido esse direito”, explicou.

Para Iran, decisões como essa transformam o piso salarial em teto, ou pior, em subsídio.

“Acabam ou congelam direitos conquistados, o que, por fim, acaba por rebaixar, de forma absurda, os patamares salariais dos educadores de Sergipe, repercutindo, negativamente, até na economia sergipana. É uma decisão que fere a valorização, o respeito e a dignidade da categoria”, entende o parlamentar.

“Manifesto a minha solidariedade aos meus colegas do magistério sergipano e a nossa luta vai continuar porque vai ter resistência e enfrentamento a esse desmonte dos nossos direitos”, manifestou Iran Barbosa.