Iran Barbosa defende a regulamentação da profissão de historiador

0
574
Foto: Arquivo/Governo-MT

Em sessão remota da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizada nesta quarta-feira, 17, o deputado estadual Iran Barbosa, do PT, que também é professor de História, defendeu a regulamentação da profissão de historiador.

Iran explicou que está em tramitação, no Congresso Nacional, o veto presidencial nº 10/2020 ao Projeto de Lei do Senado nº 368/2009, de autoria do Senador Paulo Paim (PT-RS), que regula o exercício da profissão de historiador.

“Lamentavelmente, no último dia 27 de abril, foi publicado no Diário Oficial da União, o veto integral à proposta que prevê a regulamentação dessa importante profissão. A propositura aprovada é resultado de uma tramitação longa, que contou com um amplo debate nacional, envolvendo profissionais e entidades representativas. Inclusive, a Associação Nacional de História, ANPUH está fazendo uma campanha pública pela derrubada do veto”, disse.

Para Iran Barbosa, as razões apontadas à justificativa do veto, como a restrição ao livre exercício profissional, são vagas.

“O veto é mais uma demonstração do desprezo do governo federal pela ciência, pelo conhecimento, pelo trabalho e pelas profissões e seus profissionais”, afirmou Iran.

“Quero apelar aos colegas da bancada federal apoio para a derrubada desse veto desnecessário, garantindo que os historiadores tenham a profissão regulamentada. Esse é o meu apelo público, ecoando o pedido de todos aqueles que militam nessa área e daqueles que entendem a importância dessa regulamentação”, manifestou Iran Barbosa.