Iran Barbosa manifesta apoio à luta dos trabalhadores de aplicativos

0
444
Foto: Divulgação CUT/SE

Neste 1º de julho, dia da greve dos trabalhadores de aplicativos no Brasil, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) manifestou apoio ao movimento grevista e solidariedade à luta desses homens e mulheres super explorados na sua condição de trabalhadores.

Durante a Sessão Remota da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o parlamentar destacou a realização da greve e a pauta do movimento.

“Segundo as informações divulgadas, o faturamento dos aplicativos aumentou em 30% durante a pandemia. No entanto, a remuneração dos trabalhadores não acompanhou esse ritmo e o seu trabalho está cada vez mais precarizado”, disse Iran.

De acordo com o parlamentar, os entregadores reivindicam melhores condições de trabalho, a exemplo do valor mínimo por corrida; fim dos desligamentos e bloqueios indevidos; e seguros de vida, acidentes e roubo.

“Estamos vivendo uma profunda contradição, pois esses entregadores trabalham utilizando aplicativos vinculados ao desenvolvimento da tecnologia de ponta, própria do nosso século, mas as suas condições de trabalho retroagem ao modelo de exploração dos inícios do processo de industrialização, com a ausência de regulamentação de direitos trabalhistas; com carga horária de trabalho desumana, que pode chegar a insuportáveis 18 horas diárias; além da ausência de benefícios básicos como Previdência e seguros de proteção à sua vida, tão banalizada nesse meio de sobrevivência”, lamentou Iran Barbosa.