Iran Barbosa homenageia Margarida Alves e destaca os 20 anos da Marcha das Margaridas

0
433

Nesta quarta-feira, 12, na Sessão Mista da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o deputado estadual Iran Barbosa, do PT, prestou homenagem à sindicalista paraibana Margarida Maria Alves.

O parlamentar lembrou que este 12 de agosto marca o brutal assassinato da ativista.

“Em 1983, aos 50 anos, Margarida Alves, pioneira na luta camponesa, dirigente sindical e defensora dos direitos humanos, foi silenciada pela violência e pelo seu brutal assassinato. Ela enfrentou com altivez as forças conservadoras e aquele momento duro de ditadura brasileira”, lembrou Iran.

“O exemplo político de coragem de Margarida Alves é símbolo da luta dos trabalhadores e das trabalhadoras no Brasil e no mundo. A sua história inspirou a organização e a realização da ‘Marcha das Margaridas’ ”, acrescentou.

Marcha das Margaridas

Durante a sua fala, Iran Barbosa destacou que hoje, a partir da 14 horas, ocorrerá a realização de um Ato Comemorativo, que será realizado de forma virtual, em celebração aos 20 anos da Marcha das Margaridas, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Federações e com o apoio de várias organizações parceiras da Marcha. O evento contará com diversas expressões culturais e importantes falas políticas.

“A 1º Marcha das Margaridas aconteceu em agosto de 2000 e é a maior mobilização de mulheres da América Latina, em defesa da democracia, justiça e igualdade social, contra a fome, a pobreza e a violência sexista”, disse Iran, pontuando que luta e resistência marcam a história de mulheres do campo, da floresta e das águas.

O petista encerrou o discurso com duas frases de Margarida Alves. “É melhor morrer na luta do que do que morrer de fome”. “Da luta eu não fujo”, citou.

“Margarida Alves, presente!”, afirmou Iran Barbosa.