Assessoria do deputado Iran Barbosa fiscaliza retomada das aulas presenciais nas escolas

0
444

Desde o último dia 17, as 209 escolas da rede estadual de ensino de Sergipe estão autorizadas a retomar as aulas de forma presencial para os alunos das turmas de 3º ano do ensino médio, educação de jovens e adultos, educação profissional e do curso pré-universitário.

Preocupado com a forma como esse processo de retomada está acontecendo, o deputado estadual Iran Barbosa, do PT, destacou a assessoria do Núcleo de Educação do mandato para visitar algumas escolas e, dialogando com diretores e professores, verificar se os procedimentos sanitários e de segurança contra a disseminação da Covid-19 vêm sendo adotados nas unidades escolares.

Na sexta-feira, 19, as assessoras Lúcia Barroso e Dilene Nunes visitaram quatro escolas de Aracaju – os Centros de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, Atheneu Sergipense e Santos Dumont, mais o Colégio Estadual Governador Djenal Tavares de Queiroz; quatro escolas de Nossa Senhora do Socorro – o Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral e as Escolas Estaduais João Batista Nascimento, Presidente Juscelino Kubitschek, e Jorge Amado; e uma da Barra do Coqueiros – o Colégio Estadual Doutor Carlos Firpo.

“O objetivo dessas visitas foi verificar as condições das escolas para o retorno das aulas presenciais e o que pudemos constatar, dialogando com diretores dessas escolas, é que, à exceção do Colégio Djenal Queiroz e do Colégio Santos Dumont, que já estão em funcionamento, a  maioria ainda está se preparando para a retomada das aulas, seguindo os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Educação. No Atheneu, por exemplo, está tudo pronto, mas apenas três estudantes apareceram; e o Dom Luciano, apesar de também estar com quase tudo pronto, alunos e professores não aderiram à retomada. Nas demais, há problemas e não houve o comparecimento dos pais ou responsáveis pelos alunos para assinar o termo de manifestação de interesse”, explicou Lúcia Barroso.

“Os diretores relataram, ainda, o problema da falta de executores de serviços básicos para realizarem os serviços de higienização e limpeza nas escolas, o que, em se tratando do coronavírus, é muito grave. Outra preocupação levantada é quanto ao número de professores que não poderão estar nas aulas presenciais por conta de estarem no grupo de risco, ou pela idade ou por problemas com a saúde”, aponta a assessora parlamentar, destacando que, no geral, nas escolas visitadas, a parte de higienização só está acontecendo por ação solidária da equipe diretiva das escolas com os demais funcionários, caso contrário, a situação seria ainda pior. Novas visitas serão realizadas esta semana.

De acordo com o deputado estadual Iran Barbosa, essa presença do seu mandato nas escolas é rotineira, sendo uma das tarefas atribuídas aos assessores que fazem parte do Núcleo de Educação, e cumpre a tarefa de estar coletando informações e demandas nessas unidades escolares que podem gerar ações e intervenções do mandato, quando necessárias.

“Com os problemas gerados pela Covid-19 e a decisão do governo do Estado de retomar as aulas presenciais nas escolas da rede estadual, a nossa assessoria cumpre uma importante tarefa de verificar, in loco, como está se dando essa retomada, para relatar eventuais problemas existentes que podem colocar em risco a saúde dos alunos, dos professores e demais funcionários dessas escolas, para que eu possa avaliar e tomar as medidas necessárias, dentro do que me cabe como parlamentar, para denunciar esses problemas e cobrar soluções”, enfatizou o deputado Iran Barbosa.