Iran Barbosa repudia ameaças racistas à primeira vereadora negra eleita em Joinville

0
499
A vereadora eleita Professora Ana Lúcia Martins recebeu ameaças de morte

O deputado estadual Iran Barbosa, do PT, que também é membro da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), repudiou, de forma veemente, os violentos ataques de cunho racista e ameaças de morte à vereadora eleita Professora Ana Lúcia Martins, do PT de Joinville/SC. Iran Barbosa também manifestou irrestrita solidariedade à vereadora pelos ataques sofridos.

Na manhã desta quinta-feira, 19, na Sessão Mista da Alese, Iran lamentou profundamente o fato de que desde a proclamação de sua eleição, no último domingo, a primeira mulher negra eleita para a Câmara de Vereadores de Joinville seja alvo de violentas agressões.

“A professora Ana Lúcia Martins teve suas redes sociais invadidas, sofreu reação violenta à sua eleição da parte de um radialista local e, ainda, por meio de um perfil fake, recebeu, por duas vezes, ameaças de morte. Em uma delas pode-se ler a manifestação criminosa nos seguintes termos: ‘agora só falta a gente m4t4r el4 e entrar o suplente que é branco’ ”, disse.

“Precisamos reagir contra esse tipo de ação criminosa inadmissível, onde quer que ela ocorra. Não podemos aceitar essa visão criminosa de sociedade, de mundo e de humanidade; não podemos aceitar que uma vereadora eleita seja ameaçada de morte por ser negra para abrir espaço, em um Poder Legislativo, para um branco, que é o seu suplente”, manifestou Iran.

O parlamentar informou que vai apresentar, para a apreciação do conjunto de colegas parlamentares, uma Moção de Solidariedade à vereadora eleita, professora Ana Lúcia Martins, para que a Casa Legislativa de Sergipe possa firmar posição institucional acerca de fatos tão repulsivos.

“Nós não vamos nos calar. Nós vamos resistir. Vamos derrotar essa política de extermínio da população negra, que é defendida pelos fascistas em nosso país e que também tem representantes em nosso estado”, posicionou-se Iran Barbosa, advertindo para o fato ocorrido com a vereadora Mariele Franco.