Iran Barbosa participa de reunião com representantes do “Movimento Fica Espanhol Sergipe”

0
722

O deputado estadual e professor Iran Barbosa, do PT, acompanhado de sua assessoria, participou, na tarde desta segunda-feira, 7, de reunião com representantes do ‘Movimento Fica Espanhol Sergipe’. Na pauta da discussão, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Nº 3, que dispõe que o estudo da língua espanhola, de matrícula facultativa, integrará obrigatoriamente, os currículos do ensino médio das escolas públicas do sistema estadual de ensino.

Iran Barbosa, autor da “PEC da Língua  Espanhola”, informou que a propositura está em tramitação na Assembleia Legislativa de Sergipe.

“Conseguimos o número necessário de assinaturas de parlamentares para apresentar a Proposta de Emenda à Constituição, protocolamos e, atualmente, ela está tramitando na Casa Legislativa”, disse.

“Já conversei com o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, solicitando a inclusão da PEC na pauta de votação ainda este ano”, informou Iran, lembrando que já houve uma reunião com o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto dos Passos Subrinho, sobre o assunto.

Para a professora doutora Doris Cristina Vicente da Silva Matos, professora de espanhol do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe e uma das lideranças do ‘Fica Espanhol Sergipe’, a reunião foi importante para retomar as discussões acerca da tramitação da “PEC da Língua Espanhola” e traçar encaminhamentos para a inclusão de sua votação na pauta da Alese.

“A aprovação dessa PEC é fundamental para garantir no currículo sergipano o estudo da língua espanhola, fortalecendo a pluralidade linguístico-cultural na educação básica e reforçando a necessidade da integração latino-americana”, afirmou.

Participaram também da reunião o advogado Thiago Oliveira, assessor jurídico do mandato do deputado Iran Barbosa; a professora doutora Joyce Palha Colaça, professora de espanhol do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe; e o professor mestre Carlos Júnior, professor de espanhol do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe.

Sobre a “PEC da Língua Espanhola”

A referida Proposta de Emenda à Constituição Estadual tem como objetivo assegurar a oferta obrigatória dos estudos da língua espanhola nos currículos do ensino médio das escolas públicas de Sergipe, observado o seu caráter optativo.

“A nossa condição geográfica de estado nordestino, situado num país que integra a América Latina, onde todos os países vizinhos adotam a língua espanhola como língua oficial; e num mundo em que há cada vez mais a necessidade de diálogos e estreitamento de relações, o domínio da língua espanhola  é um imperativo para o mundo do trabalho, para a agenda política e para a convivência social”, justificou Iran Barbosa.