Iran Barbosa participa de reunião com o Magistério de Canindé

0
611

O Deputado Estadual Iran Barbosa, PT, participou na tarde desta segunda-feira, 07, de uma reunião realizada pelos professores e professoras do município de Canindé de São Francisco. O objetivo desse encontro virtual, realizado pela categoria, foi expor ao parlamentar a atual situação pela qual passa o magistério público canindeense.

De acordo com a categoria, a Administração Municipal ainda não realizou o pagamento da metade do salário de novembro; ainda não reajustou o valor do piso salarial em 2020; ainda deve à categoria três parcelas do 13° de 2018; deve, também, o pagamento dos valores retroativos do piso salarial de 2016 (janeiro a maio), 2017 (janeiro a maio); e em relação aos anos de 2018 e 2019, estão em aberto os pagamentos do terço ferial e do sexto ferial de 2020 e Interiorização dos meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2020.

Em audiência ocorrida no início do mês de novembro, na sede do Ministério Público Estadual, em Canindé, o Secretário de Finanças do Município, se comprometeu com representantes do Sintese que enviaria um cronograma, até o dia 30 de novembro, com as datas de pagamento dos salários de novembro e dezembro e do 13º salário. Mas este cronograma até agora não chegou às mãos dos professores e professoras.

De acordo com uma das professoras presentes na reunião, um grupo de educadores foi tentar falar com o interventor. “Fomos há duas semanas tentar falar com o interventor, mas a secretária dele nos recebeu com a informação de que não há dinheiro para a resolução das pendências com o magistério”, externou.

Outra professora fez um desabafo emocionante durante a reunião. “Estamos nos sentindo abandonados, quando decidimos parar, a Justiça nos proíbe, até esse direito têm nos negado. Gente, salário é vida, salário é comida na mesa”, desabafou.

O Deputado Iran Barbosa colocou o mandato à disposição para estar ao lado da luta dos professores e professoras de Canindé e de levar as demandas e angústias da categoria para o plenário da Assembleia Legislativa. “Conheço a realidade de Canindé, sei das dificuldades do magistério no município. Me coloco à disposição para lutar ao lado de vocês, vou levar as angústias da categoria para o plenário do parlamento”, expressou.

Para Iran a cada dia os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras são desrespeitados e ceifados em sua essência. “Perdemos a dimensão do que é receber o 13° salário. Há muito tempo que o magistério e os demais servidores não conseguem viver dignamente, nosso poder de compra tem diminuído! Tenho defendido em todos os espaços que o salário do trabalhador deve ser tratado com prioridade pois se trata de verbas alimentares, para garantir a sobrevivência dos trabalhadores e de suas famílias”, explanou.