Deputado Iran Barbosa destaca os 41 Anos do Partido dos Trabalhadores

0
445
O parlamentar manifestou felicitações a todos os petistas

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desta quarta-feira, 10, o deputado estadual Iran Barbosa registrou a passagem do 41º aniversário de fundação do Partido dos Trabalhadores – PT. O parlamentar manifestou felicitações a todos os petistas que ajudaram e ajudam na construção deste que é o maior partido de esquerda da América Latina.

“O PT é reconhecido internacionalmente como um partido de esquerda, algo decidido já na sua fundação, com ações e valores de esquerda e na defesa do socialismo, e que construiu, ao longo da sua história, vitórias muito importantes”, destacou.

“E ao registrar os 41 anos do PT, gostaria de estender os meus cumprimentos a todos os meus correligionários, militantes, apoiadores e a todos que, ao longo dessas quatro décadas, ajudaram o nosso partido a conquistar não só vitórias eleitorais, mas vitórias políticas importantes, em favor do país, dos mais pobres e da classe trabalhadora”, enfatizou o parlamentar petista.

Histórico

O Partido dos Trabalhadores  nasceu da união histórica entre sindicalistas, intelectuais, artistas, setores ligados à Teologia da Libertação da Igreja Católica e militantes políticos que faziam oposição à ditadura militar e retornaram ao país após a decretação da anistia.

Após a realização das grandes greves organizadas pelo movimento sindical na região do ABC paulista, em 1979 e 1980, os sindicalistas liderados por Luiz Inácio Lula da Silva entenderam a necessidade de se criar um partido político, dentro do processo de redemocratização do país, que fizesse a defesa das lutas e participasse da organização da classe trabalhadora brasileira.

Foi então que, no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, na capital paulista, ocorreu o lançamento do Manifesto de Fundação do Partido dos Trabalhadores.