Mandato de Iran participa de reunião na Cohidro que discutiu demandas por abastecimento de água

0
460
Reunião, realizada na sede da Cohidro, aconteceu em dois momentos

O mandato do deputado estadual Iran Barbosa (PT) esteve presente na reunião que aconteceu na sexta-feira, 9, na sede da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), para discutir demandas de comunidades de Brejo Grande, Salgado, Divina Pastora e Porto da Folha quanto à recuperação ou perfuração de poços artesianos nesses municípios.

A reunião, que foi dividida em dois momentos para evitar aglomeração, contou com a presença do diretor-presidente da Cohidro, Paulo Henrique Machado Sobral; do geólogo da Companhia, Diego Siqueira; do técnico agrícola e assessor do núcleo de Agricultura e Meio Ambiente do mandato de Iran Barbosa, Juvenal Patrício; do secretário de Agricultura de Divina Pastora, Bruno Sá; além de representantes das comunidades envolvidas.

De acordo com o assessor Juvenal Patrício, a reunião foi bastante produtiva e a direção da Cohidro se comprometeu, dentro do que é de sua competência, em enviar equipes para as comunidades, a fim de executar serviços de limpeza e recuperação de poços artesianos, como também o estudo e a execução de obras para perfuração de poços onde for necessário e viável.

“Foi uma reunião muito boa onde eu pude expor sobre os vários problemas com falta de água não só nessas comunidades, como em outras, que os representantes não puderam estar presentes, e que estão sofrendo muito com esse problema, como os povoados Serra, em Malhador, e Covões, em Porto da Folha”, destacou o técnico agrícola.

O presidente da Cohidro, Paulo Sobral, que agradeceu ao deputado estadual Iran Barbosa pelo empenho em indicar recursos ao Orçamento do Estado para a perfuração de poços em comunidades onde o abastecimento de água é precário. Ele destacou que já nesta semana uma equipe da Companhia deve iniciar os trabalhos de limpeza e recuperação dos poços do Povoado Quebrada II, em Salgado, e que tentará incluir também o Povoado Covões, em Porto da Folha.

Também destacou que já há previsão para, no mês de maio, uma outra equipe iniciar a perfuração de um poço em Brejão dos Negros, no município de Brejo Grande; como também será feita a doação de uma caixa d’água de 5 mil litros para o Assentamento Flor do Mucuri I, em Divina Pastora, a fim de auxiliar na retenção e oferta de mais água àquela população, depois que a prefeitura local conseguir a licença ambiental necessária junto à Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Ainda de acordo com Paulo Sobral, estão sendo realizados estudos para avaliar a possibilidade de perfuração de um quarto poço neste assentamento agrário.

“Quero agradecer a deferência à minha pessoa e a solicitude do diretor-presidente da Cohidro, Paulo Sobral em buscar atender às pautas encaminhadas. A nossa assessoria tem visitado, permanentemente, comunidades no interior do estado, e tem dialogado com lideranças locais que apontam demandas e necessidades de suas comunidades; e uma das mais urgentes tem sido a dificuldade com abastecimento de água”, apontou Iran Barbosa.

“Ninguém vive sem água, então, tem sido uma tarefa imediata do nosso mandato ajudar, dentro dos nossos limites enquanto parlamentar estadual, a superar esse problema. Essa reunião na Cohidro, assim como outras que temos buscado agendar, é um reflexo desse trabalho que a nossa assessoria vem realizando no sentido de ser uma ponte entre as lideranças comunitárias e os gestores públicos encarregados do setor abastecimento de água em Sergipe”, disse o deputado petista.