Iran reforça denúncia sobre a falta de obstetras na maternidade pública de Capela

0
600
Centro Obstétrico Doutora Leonor Barreto Franco, no município de Capela

O deputado estadual Iran Barbosa, do PT, reverberou, na sessão mista desta quinta-feira (15) da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a denúncia feita pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) sobre a falta de plantonistas obstetras no Centro Obstétrico Doutora Leonor Barreto Franco, no município de Capela.

“É um problema muito sério que se arrasta desde 2017 sem solução. Temos ouvido as reclamações da população de Capela e do Sindimed quanto a essa falta de plantonistas obstetras naquela maternidade. As pacientes são atendidas pelas equipes de enfermagem, mas ficam desassistidas quanto ao atendimento obstétrico por falta desses profissionais. Então, pela falta de possibilidade de atendimento, elas precisam ser encaminhadas a outras maternidades”, afirmou Iran.

De acordo com o parlamentar, as denúncias apresentadas evidenciam que situação se agravou com a transferência feita pelo gestão estadual de vários neonatologistas para atuarem na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju. Iran destacou que o Sindimed aponta a necessidade de uma escala completa com 14 plantonistas. No entanto, atualmente, a escala médica que atende naquela unidade obstétrica conta apenas com quatro plantonistas.

“Há uma distância muito grande entre a necessidade das parturientes e o que existe no Centro Obstétrico de Capela, que passa por fechamentos diários por falta de obstetras e isso tem gerado uma diminuição da procura por atendimento pela parturientes que precisam e têm que buscar outra unidade fora do seu município, porque falta assistência”, denunciou o petista, comparando o problema com o que vem acontecendo com escolas da rede pública de ensino.

Segundo Iran, para ir descaracterizando a necessidade de equipamentos públicos, o que se percebe é que o Estado tem reduzido as condições de atendimento para depois fechá-los sob a alegação de falta de demanda, sendo que as pessoas não procuram mais o serviço justamente pela falta da garantia de sua oferta.

“Isso tem acontecido muito com escolas públicas que oferecem o Ensino Médio Regular, trancam as matrículas e depois alegam que não há procura por parte dos estudantes. Isto é algo que temos que denunciar sempre”, enfatizou o parlamentar.

Por fim, Iran apontou que existem vários médicos obstetras que foram aprovados em Processo Seletivo Simplificado (PSS) realizado recentemente e aguardam a contratação para completar a escala do Centro Obstétrico Doutora Leonor Barreto Franco.

O parlamentar afirmou, ainda, que irá protocolar uma Indicação ao governador do Estado e à secretária da Saúde, com base nas denúncias formuladas pelo Sindimed, para solicitar a garantia do preenchimento do quadro de plantonistas obstetras necessários para o bom funcionamento daquele Centro Obstétrico e para o pronto atendimento das parturientes do município de Capela.