Projeto apresentado por Iran Barbosa define requisitos para retorno às aulas

0
683

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) protocolou, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), um Projeto de Lei que define requisitos mínimos a serem respeitados para que haja o retorno das atividades presenciais nas escolas dos Sistemas Estadual e Municipais de Ensino do Estado de Sergipe, durante a emergência de saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus.

Segundo a proposta, o retorno deverá ser precedido da vacinação de todos os trabalhadores da educação que desempenharem atividades presenciais nas unidades escolares; do respeito ao lapso temporal definido pelos cientistas para que cada vacina desenvolva a devida proteção; e do cumprimento integral das normas de segurança sanitária definidas pela autoridade de saúde local.

“Todos nós queremos que as aulas voltem à normalidade, mas acredito que esse retorno tem que ser muito bem planejado e deve ocorrer com o máximo de segurança. Infelizmente, ainda vivemos um momento de muita insegurança, inclusive em relação à vacinação da população. Marcar para o próximo dia 10 o retorno das atividades presenciais nas nossas escolas é uma temeridade”, enfatizou o parlamentar, acrescentando que a escola, por si só, não pode ser vista como uma célula isolada do que está acontecendo no seu entorno.

“Se estamos vivendo um período de pico da pandemia na sociedade, por mais que a escola tome os devidos cuidados e cumpra com as medidas estabelecidas, ela pode até diminuir as possibilidades de contaminação, mas quem está nela será atingido pelo que continuará acontecendo na sociedade, porque os ônibus continuarão lotados; os cuidados das pessoas de fora da escola continuarão limitados; os hospitais continuarão com problemas de vagas; a vacinação não chega na velocidade que precisamos para garantir a imunização da população; entre outros fatores”, apontou.