Iran recebe dirigentes do Sindipetro e reafirma compromissos com a Petrobras

0
367
Dirigentes do Sindipetro AL/SE buscaram o apoio do parlamentar petista

O deputado estadual Iran Barbosa, do PT, recebeu, em reunião, na quinta-feira (04), os dirigentes do Sindipetro AL/SE Alealdo Hilário dos Santos e Vando Santana Gomes, ambos da Secretaria de Aposentados do sindicato, que buscaram, junto ao parlamentar, apoio contra a saída em definitivo da Petrobras dos estados de Sergipe e de Alagoas, plano que vem sendo colocado em prática desde que Bolsonaro assumiu a presidência do país. O encontro aconteceu no gabinete do petista, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

No diálogo, os dirigentes do sindicato colocaram a necessidade da manutenção da Petrobras nos dois estados como fundamental para as economias locais, tendo em vista que a sua saída provocará queda brutal no PIB sergipano e alagoano; causará a perda de empregos qualificados diretos e indiretos de níveis salariais elevados; bem como refletirá diretamente na piora da qualidade de vida da população, na queda da arrecadação previdenciária, e a entrega da exploração dos campos de petróleo e gás abundantes na região a multinacionais, em detrimento da soberania e dos interesses nacionais.

Ainda de acordo com os dirigentes sindicais, a principal luta do Sindipetro, neste momento, é pela manutenção da Petrobras nas bases territoriais dos estados de Alagoas e Sergipe, que possuem reservas de petróleo e gás que chegam a mais de 100 bilhões de dólares.

“Se não for a Petrobras a explorar esses novos campos, os estados ficarão apenas com receitas de royalties, pois a falácia que muitos propagam para justificar a venda é que não se perde nada na transição para a iniciativa privada, quando o impacto será negativo para as economias já fragilizadas desses dois estados, isso é fato”, apontam os sindicalistas.

Para o deputado Iran Barbosa, que em toda a sua trajetória política e sindical sempre defendeu a Petrobras como um patrimônio do povo brasileiro e como fundamental para o desenvolvimento do país e dos estados onde atua, é preciso unir todas as forças para manter a estatal não só em Sergipe e Alagoas, mas no Nordeste, onde a Petrobras sempre desempenhou papel importante.

“Todos nós sabemos o que era Sergipe antes da Petrobras e o que se tornou depois que ela se instalou em nosso estado, assim como no Nordeste, onde a estatal sempre atuou investindo muito no desenvolvimento econômico e social, gerando empregos, renda e mudando a realidade dos estados”, lembrou o petista.

“A atual política de desmonte da empresa e de saída da nossa região é um crime contra a população e atende a interesses privatistas e ao grande capital internacional, não a nossa gente. Portanto, reitero o meu total apoio contra a venda e o fechamento dos campos de terra e mar da Petrobras em Alagoas e Sergipe, e contra a saída da estatal desses estados. Essa luta é minha também”, enfatizou o petista.