Iran apela para que reajuste dos servidores seja garantido neste final de ano

0
431
Para o petista, melhora na economia de Sergipe precisa se reverter em valorização para os servidores | Foto: Jadilson Simões/Alese

Na sessão da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desta quarta-feira, 17, o deputado estadual Iran Barbosa apelou, mais uma vez, para que o governo do Estado adote uma política de valorização para os servidores públicos estaduais, focada na garantia da recomposição salarial desses trabalhadores, que há quase uma década estão sem reajuste dos seus salários.

“Esse é um apelo que tenho feito de forma recorrente; inclusive, no início deste ano, propus, aqui na Casa, que compuséssemos uma frente para buscar garantir esse direito dos servidores públicos. E fico até feliz por ver que outros colegas parlamentares vêm fazendo essa defesa, ocupando a tribuna para cobrar do governo do Estado alternativas para garantir o reajuste salarial dos servidores. Isso é fundamental”, disse o petista.

Iran destacou como positivos, também, os discursos, em âmbito dos governos estadual e federal, que apontam para a possibilidade de reajuste de salários para os servidores das duas esferas, que seguem sofrendo com a política de arrocho salarial.

“Quem tem fome tem pressa. Neste sentido, quero reforçar o apelo para que o governo de Sergipe possa, o mais rapidamente possível, apresentar uma proposta de reajuste para os servidores e não esperar o ano de 2022, que é ano eleitoral, para apresentar essa proposta. Essa alternativa tem que ser apresentada agora, com urgência, porque são as vidas de muitos servidores que estão em jogo. Que se faça um esforço concentrado para encaminhar, o quanto antes, uma proposta para esta Casa antes de encerrarmos o atual período legislativo”, cobrou o petista.

Iran Barbosa apontou, ainda, dados da Secretaria do Tesouro Nacional dando conta que os repasses para o Fundo de Participação do Estado de Sergipe têm crescido mês após mês, e do Observatório de Sergipe, órgão vinculado à Secretaria de Estado Geral de Governo, relatando que o PIB sergipano cresceu, em 2019, 3,6% em relação a 2018, sendo o quinto maior no ranking entre os estados brasileiros.

“São dados positivos e importantes, mas que têm que se converter em política para garantir algum reajuste para os servidores públicos do nosso estado que amargam quase uma década sem aumento salarial. E o governador vem anunciando que Sergipe é o estado do país que mais aloca recursos, proporcionalmente, na economia, em investimentos. Isso é importante, a gente sabe; mas também tem que haver política urgente de valorização dos servidores que mantêm a máquina pública funcionando. Que neste fim de ano se possa dar um alento àqueles que aguardam há tanto tempo alguma alternativa de reajuste para os seus salários, num país em que a inflação está galopante e até mesmo comer tornou-se, efetivamente, uma grande dificuldade para o povo e para nós servidores públicos também”, afirmou o parlamentar.