Iran registra a outorga do título de ‘doutor honoris causa’ a Severo D’Acelino

0
281
Momento em que Severo D'Acelino recebeu o título de doutor honoris causa

O deputado estadual Iran Barbosa, do PT, destacou, na manhã desta terça-feira (23), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) a outorga do título de ‘doutor honoris causa’ pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) ao ativista dos direitos humanos, poeta, ator, dramaturgo, diretor teatral, coreógrafo, contista, pesquisador das culturas afro e indígena de Sergipe, e reconhecida liderança do movimento negro, José Severo dos Santos, mais conhecido como Severo D’Acelino. O título foi concedido pelo Conselho Universitário (Consu) da UFS por sua atuação na luta antirracista.

A entrega ocorreu no auditório da Reitoria, no campus de São Cristóvão, no último sábado, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, em uma solenidade bastante concorrida e na qual o parlamentar petista fez parte da mesa que outorgou o título a Severo D’Acelino.

“Severo, o preto mais pretos dos sergipanos, teve reconhecida pela única universidade pública que temos, toda a sua contribuição à história do povo negro do nosso estado e às artes, enquanto poeta, ator e dramaturgo. A Universidade Federal de Sergipe se curvou a toda essa contribuição, outorgando-lhe o título de ‘doutor honoris causa’”, destacou Iran.

“Quero parabenizar a UFS por abrir as suas portas, compreender e conferir significado a tão grande contribuição que Severo D’Acelino, ao longo da sua trajetória de vida, tem dado a Sergipe e ao Brasil. Parabéns a Severo e a todos os negros e negras que lutam, resistem e constroem a história deste país, apesar de tudo que enfrentam cotidianamente. E foi bastante emblemático que a entrega desse título tenha acontecido no dia 20 de novembro, dia de Zumbi e Dia da Consciência Negra”, expressou o parlamentar.