Mulheres sergipanas são homenageadas com a Medalha Quintina Diniz

0
317
Homenagem da Alese às 20 mulheres sergipanas destacadas por suas contribuições | Foto: Jadilson Simões/Alese

A tarde da terça-feira, 14, foi de celebração à força e às contribuições de 20 mulheres sergipanas à sociedade e ao estado de Sergipe, e que por suas trajetórias de luta foram agraciadas com a Medalha Quintina Diniz, em solenidade realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

Entre as 20 homenageadas deste ano, coube ao deputado estadual Iran Barbosa, do PT, a indicação de dois nomes. O parlamentar petista indicou a jornalista, psiquiatra, cineasta, escritora e produtora cultural Ilma Mendes Fontes, numa homenagem póstuma; e a professora aposentada da Rede Estadual de Ensino de Sergipe e ex-dirigente do SINTESE, Ubaldina Fonseca Santana Moreira.

“A Medalha Quintina Diniz homenageia mulheres que contribuíram e contribuem com a sociedade sergipana. Ilma Fontes destacou-se não apenas no cenário sergipano, mas nacional, com grandes contribuições na área da cultura e do jornalismo. Ilma foi uma pessoa que deixou a sua marca na história sergipana com toda a força e a simbologia que ela sempre carregou e, portanto, é uma personalidade que merece destaque e todas as nossas homenagens”, destacou Iran.

Professora Ubaldina Fonseca recebendo a medalha das mãos do deputado Iran Barbosa

“E a professora Ubaldina, para além de ser uma amiga muito querida, é uma mulher que educou gerações de estudantes no estado de Sergipe, no Colégio Atheneu Sergipense, e não contribuiu apenas na educação do povo sergipano, mas também para a organização da luta dos professores do estado de Sergipe, como uma dirigente sindical aguerrida e atuante. Portanto, nada mais justo que homenageá-la com essa medalha, como uma referência de educadora e de lutadora social e sindical reconhecida em todo o nosso estado” externou o parlamentar.

As homenageadas

A professora Ubaldina Fonseca expressou sua gratidão e felicidade pelo reconhecimento às suas contribuições, tanto como professora quanto na luta sindical.

“Sinto-me muito feliz e emocionada com esta homenagem, porque na minha trajetória de vida, tudo o que fiz procurei sempre o melhor para os meus alunos e para o magistério sergipano; nunca fiz com o objetivo de ser alguém reconhecida. Se isso é empoderamento feminino? Sim, é, porque as mulheres estão ocupando todos os espaços que lhe são de direito, porque o lugar da mulher é onde ela quiser. Agradeço muito a Iran Barbosa pela indicação do meu nome e esta medalha homenageia também a minha querida Ana Lúcia (professora aposentada e ex-deputada estadual), que foi quem me colocou na luta sindical”, afirmou a professora aposentada, deixando um recado para as mulheres das novas gerações.

“Acreditem sempre em vocês, no que sonharem e no que acreditarem, porque desde Quintina Diniz, já tivemos avanços para as mulheres, mas é preciso avançar mais, e hoje estamos sendo aqui homenageadas por tudo o que ela fez, como feminista, como educadora e como primeira deputada sergipana. Que vocês se inspirem na luta dela e de todas as mulheres lutadoras como ela, porque nós vamos conquistar muito mais espaços”, disse.

Ilza Fontes recebeu a medalha em nome da irmã, Ilma Fontes

Quem recebeu a medalha em nome de Ilma Fontes foi a sua irmã, Ilza Fontes. Visivelmente emocionada, ela agradeceu pela lembrança e pela homenagem.

“Senti-me muito emocionada a ponto de quase não conter as lágrimas, porque Ilma, além de ser minha irmã, sempre foi uma pessoa muito inteligente, ativa e produtiva, e fica até difícil falar sobre tudo o que ela fez em vida, porque foram muitas coisas. Só tenho que agradecer, em nome da família, por esta homenagem”, afirmou a irmã da jornalista e cineasta, ícone da cultura sergipana, que morreu em 3 de abril deste ano, depois de uma longa e difícil luta contra o câncer.

Através da Indicação de outros parlamentares, também foram agraciadas com a Medalha Quintina Diniz a vice-governadora Eliane Aquino; a deputada estadual Gracinha Garcez; as secretárias de Saúde do Estado, Mércia Feitosa, e do Município de Aracaju, Wanesca Barboza; a diretora do Hospital de Cirurgia, Márcia de Oliveira Guimarães; a delegada Daniela Garcia, a secretária de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho, Lucivanda Nunes Rodrigues; Maria Antônia Oliveira; Josefa Soares dos Santos; Adriana Menezes de Souza; Maria da Conceição Mendonça Costa; Marcela Nabuco; Joélia Silva Santos; Emanuele Carvalho Hora; Terezinha Santos Lima; Cleir Santos de Oliveira; Maria Gilda dos Santos Domingues Antunes e Isabel Cristina de Lima Santos.