Iran participa de Ato do Magistério de Aracaju pelo rateio das sobras do Fundeb

0
278
Ato dos professores de Aracaju teve parada em frente à Câmara Municipal da Capital

Na manhã desta quinta-feira, 16, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) participou do Ato Público organizado pelo Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju, o Sindipema, em defesa do rateio das sobras dos recursos do Fundeb com os profissionais da Educação.

Durante o ato, Iran dialogou com os seus colegas de carreira profissional, com os dirigentes do Sindipema, com os integrantes dos diversos grupos culturais que se apresentaram durante o ato e, também, com os cidadãos e cidadãs que acompanharam a atividade.

Em sua fala durante o ato, Iran Barbosa destacou que os professores e professoras estão reivindicando, de forma acertada, que o saldo dos recursos da parcela do Fundeb destinada ao pagamento de profissionais da educação seja destinado à categoria, em cumprimento ao que estabelecem a Emenda Constitucional n° 108/2020 e o artigo 26 da nova Lei do Fundeb, que determinam que, no mínimo, 70% dos recursos do Fundo têm que ser destinados ao pagamento dos profissionais da educação básica em efetivo exercício.

“Portanto, é preciso que a Administração Municipal de Aracaju, assim como a Administração dos demais municípios e do governo do Estado adotem as medidas cabíveis para que o atendimento ao que determina a Constituição e a Lei do Fundeb seja garantido ainda neste exercício financeiro”, defendeu Iran Barbosa, destacando que diversas outras unidades federadas brasileiras estão adotando medidas com esta finalidade.

“Quero parabenizar o nosso sindicato pela disposição em organizar a categoria para ir às ruas defender os seus direitos e cobrar do prefeito de Aracaju o respeito à legislação educacional. Foi um ato bonito, com a participação ativa do Magistério e com apresentações culturais que movimentaram as ruas do Centro da cidade, interagindo com a população”, disse.

A concentração do ato ocorreu na Praça General Valadão, onde foram feitas diversas falas e apresentações culturais.

Em seguida os participantes do ato saíram em cortejo pelas ruas do Centro da cidade, em direção à Câmara Municipal de Aracaju, onde os manifestantes e alguns parlamentares falaram e o presidente da entidade concedeu entrevistas, antes do encerramento da atividade.