Iran participa de Plenária de Aposentados e volta a cobrar o fim do desconto previdenciário de 14%

0
338
Professores aposentados apontam o peso dos descontos em seus proventos | Foto: Fabrício Menezes

O deputado estadual Iran Barbosa, do PT, usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quarta-feira, 15, para destacar a sua participação na Plenária dos Professores e Professoras Aposentados da Região Metropolitana de Aracaju, promovida pelo sindicato da categoria, o SINTESE, realizada no dia de ontem (14), no espaço do Oratório de Bebé, na capital sergipana.

Na ocasião, além de reencontrar antigos companheiros e companheiras de magistério, o parlamentar afirmou que ouviu muitas reclamações e colheu algumas reivindicações da categoria, sendo a maior delas relativa à necessidade de o governo do Estado revogar, imediatamente, o desconto de 14%, a título de contribuição previdenciária sobre o que excede o salário mínimo dos proventos dos servidores aposentados.

“São professores e professoras que educaram gerações de sergipanos, e a reivindicação que eu mais ouvi, nas conversas que tive com muitos desses meus colegas aposentados, foi para que o governo revogue essa medida draconiana, que confisca uma parte significativa dos proventos dos servidores aposentados. Há uma perda significativa nas aposentadorias com a imposição desse confisco, aprovado aqui na Alese com a famigerada Reforma da Previdência, que teve o meu voto contrário. Essa taxação tem recaído com muita dureza na vida dos servidores e servidoras do Estado de Sergipe, mas com muito mais peso sobre os aposentados, que foram taxados de forma muito mais dura que em reformas previdenciárias feitas em outros estados”, disse o petista, lembrando que o desconto previdenciário de 14% para os aposentados sergipanos recai sobre o valor que ultrapassar o salário mínimo, quando em outros lugares o desconto incide apenas sobre a parcela dos proventos que ultrapassa o teto do Regime Geral de Previdência Social.

Iran ouviu os lamentos e as reivindicações dos aposentados

“Essa foi uma opção draconiana e desastrosa feita pelo governo do Estado de Sergipe e, infelizmente, aprovada aqui nesta casa. Isso foi desumano e continua sendo cobrado. Em todo lugar que eu chego, onde há servidores públicos e professores aposentados do Estado, a grita maior e o apelo é para que esse desconto seja revogado”, afirmou.

Para Iran, os vários anúncios feitos pelo governo estadual de aumento na arrecadação do Estado precisam repercutir na solução desse problema com os aposentados, em função de se tratar de uma contribuição excessiva e pesada sobre aqueles que já contribuíram demais com a sociedade sergipana.

“Quero reiterar esse pedido, que tenho feito de forma até renitente: que o governo de Sergipe, a partir dessa nova condição econômica, financeira e orçamentária, possa reavaliar esse desconto e revogar essa medida. Isso é possível”, entende o petista.

“Quem chega na fase mais avançada da idade sabe que novas despesas são incorporadas ao orçamento, especialmente por questões de saúde, e esse desconto tem sido muito duro com os aposentados. Não poderia, depois do que eu vi e ouvi, ontem, naquela plenária, deixar de manifestar, mais uma vez, aqui nesta tribuna a minha indignação quanto a essa insistência do governo em continuar massacrando os servidores públicos aposentados, com esse desconto abusivo e extorsivo sobre os proventos desses trabalhadores”, afirmou Iran Barbosa.