Iran Barbosa destaca o Dia Internacional da Mulher e ato em defesa das catadoras de mangaba

0
382
Ato pelo Dia da Mulher acontecer na comunidade extrativista de catadores de mangaba do Santa Maria e 17 de Março

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o deputado estadual Iran Barbosa, do PT, aproveitou a data para, na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), saudar e parabenizar todas as mulheres e, também, para reafirmar o seu compromisso histórico com as lutas e com as pautas femininas.

“Queria parabenizar todas as mulheres no seu dia. Enfileiro-me às lutas feministas por acreditar nelas. O mundo com o qual eu sonho é um mundo onde se possa praticar a igualdade e a equidade entre mulheres e homens”, afirmou o parlamentar.

Segundo Iran, o dia de luta das mulheres não é apenas o 8 de março. Para ele, a data é apenas um símbolo internacional, uma data dedicada à reflexão acerca dos problemas enfrentados pelas mulheres e para a busca comum por soluções que levem à igualdade entre os gêneros.

“Mais do que uma data, para as mulheres, todo dia é dia de resistência, é dia de lutar e de tentar barrar a opressão machista que continua prevalecendo no mundo, especialmente nos países em que há uma visão extremamente deturpada sobre qual o papel que a mulher deve ocupar na sociedade, especialmente em um país, em uma região e em um estado culturalmente marcados pelo predomínio do machismo e pelo controle dos homens em todos os espaços”, disse.

Ato público

O deputado e professor aproveitou a oportunidade para também destacar a sua participação no ato público realizado pelo Fórum de Mulheres de Sergipe, que reuniu cerca de 40 entidades e movimentos populares, na comunidade extrativista de catadoras e catadores de mangaba dos bairros Santa Maria e 17 de Março, em Aracaju, onde foi celebrado o Dia Internacional da Mulher somado à luta pela preservação da área, seriamente ameaçada pelo avanço de um projeto habitacional da Administração Municipal de Aracaju.

“Foi um ato de resistência das mulheres, especialmente das catadoras de mangaba que lutam e resistem naquela região. Elas têm uma história de décadas de preservação ambiental, com o saber e a inteligência feminina de como usar o meio ambiente sem destruí-lo, apenas retirando dele o necessário, como nos ensinaram as primeiras comunidades”, externou Iran.

“Foi um ato, também, de todas as mulheres que ali estavam, pela vida, contra a violência de gênero e contra o feminicídio, que continua acontecendo e nos preocupando; por um Brasil sem machismo e sem fome; e foi um ato pelo ‘Fora Bolsonaro’, por elas não concordarem com a política de segregação e de ataques aos direitos das mulheres deste governo”, elencou o petista, destacando, ainda, que no local foi lançada, pelo Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC), a campanha ‘SOS Mangabeiras’.

Por fim, o deputado Iran Barbosa destacou a sua herança familiar, onde as mulheres da sua família são muito presentes, lutadoras e fortes; e o fato de ter como profissão o magistério, categoria formada majoritariamente por mulheres.

“Já tive muitas diretoras de escola à frente das unidades de ensino em que trabalhei; foram muitas as mulheres que estiveram à frente do movimento sindical ao qual eu me integro, e não há nenhum demérito nisso; muito pelo contrário. Ter a liderança de mulheres é um aprendizado necessário para compreendermos o jeito político que as mulheres empreendem em suas ações. E, neste sentido, quero aqui homenagear as minhas colegas professoras, que integram, majoritariamente, a minha categoria profissional, com todo o peso que isso tem, porque ser mulher, trabalhadora e militante sindical ou social não é fácil, porque agrega desafios e dificuldades que os homens jamais enfrentarão”, afirmou o deputado Iran Barbosa.