Iran vota contra extinção de 66 cargos de merendeiras e defende concurso público

0
376
"O governo de Sergipe não pode ampliar vagas em setores importantes da Administração Pública às custas do rebaixamento da qualidade da oferta da Educação", defendeu Iran Barbosa | Foto: Jadilson Simões/ Alese

Em meio à aprovação de uma série de projetos que geraram indignação entre os servidores públicos estaduais, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovou, no último dia 22, o Projeto de Lei Nº 73/2022, que dispõe sobre a criação de 43 cargos de contador e extinção de 66 cargos vagos de merendeiro escolar.

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) posicionou-se contrariamente à extinção dos cargos de merendeira por entender que o governo precisa abrir concurso público para o preenchimento dessas vagas, em lugar de insistir em fazer contratações temporárias e de extinguir as vagas existentes.

Iran, ao justificar o seu voto, pontuou que as escolas públicas estão precisando de merendeira escolar e que, ao extinguir os cargos vagos, que deveriam estar devidamente preenchidos, o governo do Estado favorece a precarização dos serviços nas escolas públicas estaduais.

“O governo de Sergipe não pode ampliar vagas em setores importantes da Administração Pública às custas do rebaixamento da qualidade da oferta da Educação. Não apoio a extinção dos 66 cargos de merendeira e merendeiro escolar porque eles são trabalhadores indispensáveis à boa execução do Projeto Político Pedagógico das instituições de Educação Básica e à implantação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O que o governo precisa fazer é estimular a formação de profissionais nessa área, como determinam as normas e a legislação de ensino, e abrir concurso público para suprir as demandas das escolas”, disse Iran.