População do Alto Sertão faz manifestação por água em Poço Redondo

0
163
População do Alto Sertão saem as ruas de Poço Redondo para cobrar por água na região.

A população do Alto Sertão sergipano se mobilizou, na última segunda-feira, 21, véspera do Dia Mundial da Água, em um ato promovido pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), intitulado “Um dia de luta por água no Sertão”, realizado no município de Poço Redondo. O deputado estadual Iran Barbosa, do PT, usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), durante a sessão da quarta-feira, 23, para registrar o ato e cobrar a resolução da falta de abastecimento de água em diversas comunidades sergipanas.

“Quero fazer uma referência ao Dia Mundial da Água chamando atenção para um ato que foi realizado no município de Poço Redondo. O ato denominado Dia de Luta por Água no Alto Sertão doi realizado no último dia 21. Apesar de viverem próximas do Rio São Francisco, as comunidades do Alto Sertão vivem um problema de dificuldade intensa no acesso à água, porque de lá vem a informação de que a água chega com dificuldade na cidade, especialmente nos bairros mais carentes. Quando temos qualquer dificuldades de abastecimento, sempre são os bairros mais afastados que sofrem logo. É assim lá no Alto Sertão e sabemos que isso se repete por muitas outras regiões do Estado ”, disse.

Os manifestantes reivindicavam a liberação da água para consumo do povo da cidade e das comunidades camponesas, com gestão regulamentada permanente em todos os municípios do Sertão; o perdão das dívidas das famílias de todos os municípios do Sertão, porque não se deve pagar por aquilo que não recebeu; a construção da Adutora de Poço Redondo, a partir do povoado Curralinho, para atender comunidades que não possuem rede de abastecimento, bem como as comunidades que possuem canos sem água; o abastecimento com água potável para assentamentos da reforma agrária, irrigados e sequeiros, como é o caso do Jacaré Curituba; o retorno imediato dos caminhões pipas para abastecer as comunidades com água suficiente para todas as famílias; a ampliação da rede de abastecimento de água em todos os municípios do Alto Sertão; e a reestruturação da Deso com a luta pela não privatização dessa importante empresa.

“A informação é de que há lugares em que a população chega a ficar 15 dias sem água, isso é muito grave. Se a gente sai da cidade e vai para a realidade do campo, os dados dão conta de que apenas 20% das comunidades camponesas têm rede de abastecimento de água; porém, apesar de ter as redes de abastecimento, nelas só constam os canos, porque a água dificilmente chega. Daí, eles estarem denunciando que o problema não é falta de água, mas, sim, o descaso com a sede do povo. Por essa razão estavam chamando a atenção para uma pauta de reivindicações relativamente a essa questão da água”, falou.

O parlamentar também falou sobre a importância da pauta que dialoga com as diversas áreas do estado de Sergipe.

“Eu acho que essa pauta dialoga não apenas com o povo do Alto Sertão, mas, com diversas áreas do nosso estado, que enfrentam esse problema. Eu tenho trazido aqui para tribuna diversas situações e tenho procurado, com recursos de emendas parlamentares, ajudar no enfrentamento dessa realidade de falta de água”, disse.

“Acho que, em Sergipe, nós precisamos cada vez mais concentrar esforços no sentido de atender essa demanda, porque água é vida, água é um bem sem o qual nós não conseguimos viver e, sobretudo, as mulheres e as crianças que são as que mais se prejudicam naquelas comunidades que sofrem com a falta de água, e se prejudicam porque são elas que terminam assumindo o ônus de ter que carregar, muitas vezes, baldes e baldes de água a uma distância muito longa para conseguir abastecer suas casas e garantir fazer o mínimo necessário”, completou Iran.

Ao final de seu pronunciamento, o petista falou da importância do abastecimento de água nas casas dos sergipanos, para que se cumpram as recomendações das autoridades sanitárias.

“Vamos lembrar que enfrentamos uma pandemia, onde aprendemos que os cuidados com a higiene são essenciais. Toda vez que você limita o abastecimento de água numa casa, há um estímulo à ampliação do contágio do vírus da Covid-19, mas, também, todos os outros vírus e bactérias que possam gerar problemas. Então, dentre as pautas que devem estimular o debate a todos aqueles que estão se propondo a governar ou legislar por Sergipe, eu sugiro que um dos pontos de destaque seja essa questão do tratamento que deve ser dado ao abastecimento de água no nosso estado, sobretudo naquelas áreas que são historicamente mais carentes desse abastecimento”, afirmou.