Mandato do deputado Iran Barbosa soma-se à Greve Global pelo Clima

0
461
Ato teve início embaixo da ponte Aracaju-Barra e depois seguiu para a Alese

O deputado estadual Iran Barbosa, do PT, e a sua assessoria participaram ativamente, na manhã desta sexta-feira, 25, da Greve Global pelo Clima e Em Defesa da Natureza e das Comunidades Tradicionais, convocada pelos movimentos sociais, ambientais, sindicais, comunidades tradicionais, além de pescadores artesanais e marisqueiras.

A ação aconteceu em Aracaju, com um ato inicial realizado embaixo da ponte Aracaju-Barra, no Bairro Industrial, Zona Norte da capital. Logo após as falas das representações presentes, os ativistas saíram em marcha, enquanto que, no Rio Sergipe, uma barqueciata também acontecia, e ambas tomaram a direção da Assembleia Legislativa de Sergipe, onde o ato foi encerrado com a entrega da Carta de Reivindicações dos Pescadores e Pescadoras Artesanais e Marisqueiras da Grande Aracaju, cujo ponto principal é o pedido de dragagem da foz do Rio Sergipe, que está bastante assoreado, acumulando muitos detritos e modificando o fluxo do rio em relação ao mar, o que vem acarretando grandes prejuízos para barqueiros, pescadores e marisqueiras locais. O documento foi recebido pelo deputado Iran Barbosa.

“Recebi a carta com o compromisso de repassá-la aos demais 23 deputados estaduais e pedir que, juntos, possamos dar consequência às reivindicações nela apresentadas. Neste sentido, quero manifestar irrestrito apoio às pautas dos movimentos ambientais e das comunidades tradicionais, e também solidarizar-me com a luta contra a exploração desenfreada dos recursos naturais em favor do capital; à luta contra as agressões de todo tipo ao meio ambiente; e à luta por políticas públicas que garantam um ecossistema equilibrado e partilhado por todos e todas”, defendeu o parlamentar.

Durante o ato, as falas que se alternaram conclamavam a população, gestores públicos e políticos a repensarem o atual modelo socioeconômico e as relações com o meio ambiente, alertando para a não possibilidade de frear a crise climática sem um combate sistemático às desigualdades socioeconômicas e sem compreender que aqueles que menos colaboram para o agravamento das mudanças climáticas, são os mais afetados por elas.

Os representantes dos movimentos ressaltaram, ainda, a importância de impedir o aumento da temperatura global e reivindicaram que o Governo de Sergipe fizesse a sua parte, tomando decisões urgentes para acabar com a queima de combustíveis fósseis e a destruição dos biomas e bacias hidrográficas do estado.

Para o deputado estadual Iran Barbosa, que sempre abraçou as causas e as pautas ambientais, a Greve Global pelo Clima vem em um momento de muitas incertezas para o mundo, com cada vez mais desastres ambientais acontecendo em função do aquecimento global. Para ele, cada cidadão e cidadã precisa compreender melhor essa realidade e buscar fazer a sua parte.

“São muito graves as consequências que o nosso mundo já vive em função das mudanças climáticas e as pessoas ouvem falar do assunto mas não reagem como deveriam a essas consequências. Neste sentido, esse ato cumpre com a tarefa de estar chamando a atenção das pessoas para esse importante assunto. Quero parabenizar as comunidades tradicionais, os movimentos sociais e ambientalista do nosso estado e todos que se envolveram nessa construção”, disse o parlamentar.

“É é importante que todos compreendam que as mudanças climáticas estão acontecendo, primeiro, como consequência de uma política mundial na qual a sanha daqueles que detém o capital e querem cada vez mais acumular riqueza, e isso vai produzindo o modelo econômico que é devastador para o meio ambiente, que exclui os povos tradicionais, as marisqueiras e os pescadores artesanais, e que avança sobre os territórios tradicionais e as reservas que essas comunidades cuidam e preservam há séculos. É esse modelo que está nos levando a essa situação de completa destruição ambiental, e é contra ele que temos que nos insurgir”, enfatizou Iran Barbosa, reforçando que é preciso cobrar daqueles que têm o poder decisório que assumam, definitivamente, as pautas ambientais e o compromisso de repensar o atual modelo socioeconômico e as suas relações com o meio ambiente, a fim de frear o aquecimento global e tentar reverter a atual crise climática.