Iran Barbosa faz reuniões com pequenos agricultores do Baixo São Francisco

0
585
Iran relatou os encontros que manteve com comunidades do Baixo São Francisco | Foto: Jadilson Simões/Alese

No último final de semana, o deputado estadual Iran Barbosa, do PSOL, participou de uma série de atividades na região do Baixo São Francisco, onde dialogou com comunidades de povoados dos municípios de Ilha das Flores, Neópolis, Pacatuba e Santana do São Francisco. Na ocasião, o parlamentar esteve reunido com pequenos agricultores da região, ouvindo suas demandas e questões que afetam a vida dos pequenos produtores rurais.

Iran fez uso da  tribuna, durante o pequeno expediente da sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) desta terça-feira, 05, para fazer um relato de sua caminhada e dos problemas e dificuldades vividos e relatados pela população do Baixo São Francisco.

“Neste final de semana eu realizei uma série de visitas de trabalho por diversas cidades do Baixo São Francisco. Foi um momento de muito diálogo com a população dos municípios de Neópolis, Santana de São Francisco, Ilha das Flores e Pacatuba. Na oportunidade, ouvi as questões levantadas pelas pessoas, notadamente, os pequenos agricultores de toda aquela região. Contamos com o acompanhamento de companheiros e companheiras que integram o Movimento dos Pequenos Agricultores em Sergipe, o MPA, e nós pudemos ouvir o relato de diversos problemas e demandas que essas pessoas apresentam”, expressou o parlamentar.

Iran lembrou que já havia levado essas demandas ao parlamento estadual, chegando a apresentar emendas ao orçamento estadual na perspectiva de ajudar na solução dos problemas. Entre eles, o deputado destacou a falta de assistência técnica mais efetiva para os pequenos agricultores, que têm uma forte capacidade de produção, mas, não têm o apoio e o suporte das três esferas de governo. O Psolista aproveitou também para tratar da falta de linha de crédito para esse público.

“Além da assistência técnica, fundamental para a melhoria da produção, faltam também linhas de crédito que possam, efetivamente, ajudá-los no estímulo à produção”, disse.

“Eu quero aqui lembrar que a comida que chega em nossa mesa: arroz, feijão, milho, batata, mandioca, cebola, pimentão e tomate, ou seja, a comida real que vai para mesa da população, é produzida pela agricultura familiar, pelos pequenos agricultores. Os grandes produtores estão muito mais voltados para produzir para exportação, eles produzem commodities, não produzem alimento real que chega às casas do povo de uma forma geral. Por isso a importância de fortalecer e investir na agricultura familiar, dando condições de melhoria da produção com assistência técnica e Linha de Crédito”, completou.

Distribuição de Sementes

O deputado estadual Iran Barbosa também cobrou, mais uma vez, a regularização e efetivação do programa de distribuição de sementes para os pequenos produtores. O parlamentar lembrou que apresentou emenda ao orçamento para contribuir com a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, para ajudar o programa estadual de distribuição de sementes a atender as expectativas e necessidades dos pequenos agricultores sergipanos.

“Trago aqui um outro problema, que considero grave, um assunto que, inclusive, já foi abordado por mim aqui na tribuna desta casa. Já apresentei emenda para tentar ajudar a Secretaria de Estado da Agricultura com a política pública de distribuição de sementes aos pequenos produtores do nosso Estado. O que tenho percebido e ouvido é a efetiva falta de distribuição das sementes. O programa de distribuição de sementes não tem atendido às necessidades do pequeno agricultor do nosso Estado. Muitas vezes as sementes não são distribuídas e quando ocorre a distribuição, elas chegam fora do período do plantio, em quantidade totalmente insuficiente e sem a qualidade necessária para o sucesso da produção. O programa precisa ser executado a partir de um planejamento que leve em consideração a realidade do calendário agrícola sergipano, das demandas reais por quantidade e qualidade das sementes, o que só pode ser bem feito com a participação dos pequenos agricultores”, pontuou.

Dando seguimento ao pronunciamento, o psolista levantou uma série de outras dificuldades e problemas enfrentados pelos produtores da região e se comprometeu em levar essas pautas aos órgãos responsáveis, na perspectiva de que haja solução.

“Tem problemas com abastecimento de água, com as vias e rodovias para escoamento da produção, na manutenção das bombas e toda estrutura para irrigação dos pequenos produtores e com perda de safra, que precisa ser enxergado e ter um programa de assistência a esses pequenos produtores. Então, trata-se de uma série de situações que nós vamos pautar nos lugares em que elas precisam ser resolvidas, nos lugares onde há a possibilidade de solução. O nosso mandato tem o papel de fazer a mediação de levar e destacar a pauta na tribuna do parlamento, mas, vai também buscar a negociação com os órgãos federais, estaduais e também municipais que tratam e que podem resolver esses problemas. ”, expressou.