Iran destaca a assinatura de Carta Compromisso com os Quilombolas de Sergipe

0
439
Iran Barbosa recebeu a carta compromisso de lideranças do Movimento Quilombola de Sergipe

Na sessão desta terça-feira, 12, da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o deputado Iran Barbosa, do PSOL, destacou a reunião que teve com representantes da coordenação estadual do Movimento Quilombola, na última sexta-feira (8), na sede do Instituto Braços, na qual recebeu e assinou a Carta Compromisso com os Quilombolas de Sergipe.

“Essa é uma carta que coloca a pauta do Movimento Quilombola do nosso estado para o debate e para buscar o compromisso com aqueles que acreditam na importância das lutas dessa parcela importante da nossa população que vem sendo negligenciada e até atacada nos seus direitos pelo governo federal, que vem adotando uma política de desmonte e de falta de compromisso com a população quilombola em todo o país”, explicou o parlamentar.

Iran fez questão de destacar os seis eixos da carta compromisso assinada por ele que apontam para recuperação dos territórios quilombolas e garantia de acesso à terra; infraestrutura e qualidade de vida para as comunidades quilombolas; inclusão produtiva e soberania alimentar; fortalecimento da cidadania, da identidade quilombola e inclusão pelo direito; cultura e turismo ecologicamente sustentáveis; e política para a juventude e para a mulher quilombola.

“Assinei essa Carta e reafirmei o meu compromisso com o seu conteúdo, e em manter firme a luta que sempre travei na defesa dos territórios quilombolas e de políticas públicas que atendam essas comunidades”, reforçou o deputado psolista.

Iran Barbosa assinando a Carta Compromisso com os Quilombolas de Sergipe

Apoios nos parlamentos e no Executivo

Na ocasião do encontro, a coordenadora Regional do Movimento Quilombola de Sergipe, Xifroneze Santos, falou sobre a construção da carta e da importância do apoio de parlamentares, nas esferas estadual e federal, comprometidos com as pautas dos quilombolas e com as suas comunidades, assim como, também, no Poder Executivo.

“Esse documento foi elaborado de forma coletiva, envolvendo companheiros e companheiras das quatro regiões quilombolas do estado, e contempla as nossas principais demandas, cujo cumprimento é imprescindível para a garantia efetiva dos direitos fundamentais das nossas comunidades”, destacou Xifroneze.

“As eleições vêm aí e estamos buscando esse compromisso de luta com aqueles que, seja no parlamento Estadual, Federal ou no Poder Executivo do nosso estado, assumam essas pautas e se comprometam com essas demandas para, efetivamente, nos ajudarem a mudar a nossa realidade, que é de muito sacrifício, de pouca ou quase nenhuma política de assistência às nossas comunidades, e de negação dos nossos direitos. Iran sempre esteve conosco nessas lutas e por isso estamos reforçando esse compromisso e essa aliança”, enfatizou a líder quilombola ao entregar a Carta ao deputado Iran Barbosa.