Iran Barbosa faz visita de trabalho ao Colégio Estadual Barão de Mauá

0
1324
O campo da escola está tomado pelo mato

Nesta terça-feira, 12, durante a Sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o deputado estadual Iran Barbosa (Psol) registrou a visita de trabalho que fez ao Colégio Estadual Barão de Mauá, localizado no Conjunto Orlando Dantas, em Aracaju, e cobrou melhorias para a unidade de ensino.

Iran explicou que dialogou com a direção da escola, com os estudantes, com os colegas professores, ouviu os relatos e as demandas da comunidade escolar e verificou a dura realidade da unidade de ensino.

“A convite de estudantes, fui realizar uma visita ao Centro de Excelência, como passou a ser denominado. Inclusive, a realidade da unidade escolar é totalmente diferente da excelência propalada tanto pelo discurso oficial quanto pelo nome pomposo que a escola recebe. O Barão de Mauá é uma escola tradicionalmente respeitada e procurada na comunidade pelo projeto que desenvolve, muito antes de ser escola em tempo integral e virar Centro de Excelência”, ponderou.

“Falta infraestrutura completa para atender às necessidades de um Centro de Excelência que se propõe a atender o aluno em tempo integral. A realidade não condiz com a necessidade de permanência do aluno na escola por dois turnos. Por exemplo, não há refeitório, cozinha e instalações sanitárias adequadas; a quadra da escola foi interditada, o campo está tomado pelo mato, não há espaço de convivência adequado”, relatou Iran Barbosa.

Ainda segundo o parlamentar, para além da infraestrutura, os alunos e os professores padecem em salas que são muito quentes, sendo que há aparelhos de ar-condicionado disponíveis há bastante tempo, mas não houve instalação; os alunos não dispõem de armários, que segundo as informações, já foram adquiridos, mas não há transporte para levá-los ao colégio.

“Sabemos que essa é uma realidade replicada em várias outras unidades de ensino e é por isso que constantemente cobramos do governo de Sergipe que mantenha e conserve as escolas da sua rede”, disse.

“Essa é uma situação totalmente gritante e preocupante. Gostaria de manifestar a minha solidariedade à comunidade escolar e apelar ao governo do Estado para que tome as providências necessárias para resolver esses problemas”, manifestou Iran Barbosa.