Iran apoia a luta do Sindsemp e apela para a recomposição salarial dos trabalhadores do Ministério Público

0
353
Parlamentar manifestou seu apoio integral à luta dos trabalhadores e trabalhadoras efetivos do MPSE

O deputado estadual Iran Barbosa, do PSOL, ocupou o grande expediente na sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (ALESE) desta terça-feira, 20, para destacar a carta aberta do Sindicato dos Servidores Efetivos do Ministério Público de Sergipe (SINDSEMP-SE) aos parlamentares sergipanos, e, apelar ao procurador geral do órgão ministerial para que encaminhe à Casa Legislativa Projeto de Lei que trate do reajuste salarial da categoria, de forma a garantir a recomposição das perdas inflacionárias acumuladas nos últimos três anos.

O psolista manifestou seu apoio integral à luta dos trabalhadores e trabalhadoras efetivos do Ministério Público Sergipano e, na ocasião, expressou a sua preocupação com a corrosão inflacionária do poder de compra dos salários.

“Quero manifestar meu integral apoio à luta dos trabalhadores efetivos do Ministério Público, que buscam a garantia do direito à recomposição das perdas inflacionárias acumuladas. As perdas são da ordem de 13,59%, isso precisa ser reposto, precisa ser recuperado pelos trabalhadores. Os últimos três anos foram marcados por um acúmulo de perdas, porque a inflação e a carestia estão sugando todo poder de compra dos trabalhadores do nosso país”, pontuou.

Na carta encaminhada aos parlamentares, os servidores do órgão ministerial denunciam a situação salarial da categoria, considerada a pior entre todos os Ministérios Públicos Estaduais do Brasil. Para Iran, essa realidade coloca Sergipe em uma posição ruim.

“Essa realidade nos coloca em uma posição ruim, o que exige, evidentemente, estudos, cálculos e iniciativas por parte do procurador geral, no sentido de encaminhar para esta casa projeto de lei para recompor a situação salarial dos trabalhadores do Ministério público, e, evidentemente, garantir a reposição dessas perdas inflacionárias”, expressou.

“Quero fazer voz junto com os trabalhadores, no sentido de que a simetria, que é muito utilizada como parâmetro para que toda vez que houver reajuste no âmbito do Poder Judiciário os ilustres membros do Ministério Público tenham também a sua situação salarial acompanhando o que acontece no Tribunal de Justiça, queremos que essa simetria seja assegurada para que os trabalhadores também possam ter uma situação salarial compatível, simétrica e análoga a que se pratica atualmente no TJSE, que está encaminhado o reajuste dos seus servidores aqui para esta casa” completou.

Ao final de seu pronunciamento, o professor e deputado estadual Iran Barbosa, reiterou o apelo para que o pleito dos servidores do órgão ministerial sergipano seja atendido, e, pontuou a importância do Ministério Público para o fortalecimento da democracia, tendo como ponto fundamental os trabalhadores da instituição como principais responsáveis pelo cumprimento de suas premissas.

“Apelo aqui também para que este pleito dos trabalhadores do Ministério Público do Estado de Sergipe seja atendido pelo procurador geral do Ministério Público. Aliás, é importante dizer que o Ministério Público é um órgão que, do ponto de vista constitucional, tem um papel fundamental, e, que, nós que acompanhamos o resultado da constituição de 88, que pugnou pelo fortalecimento do órgão ministerial, queremos vê-lo cada vez mais produtivo, cada vez mais vigilante e cada vez mais fiscalizador, e, sabemos que tudo isso depende da ação dos trabalhadores daquele órgão ministerial”, falou.