Iran Barbosa volta a defender o Banese como banco público

0
583
“Precisamos estar, constantemente, defendendo o caráter público do Banese", afirmou Iran | Foto: Jadilson Simões/Alese

O deputado estadual Iran Barbosa, do PSOL, manifestou preocupação diante da iniciativa da direção do Banco do Estado de Sergipe (Banese) de vender o Balcão de Seguros, administrado pela Corretora Banese, durante a sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), nesta quarta-feira, 27.

De acordo com Ofício assinado pelas direções do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) e da Associação dos Participantes Ativos, Assistidos, Pensionistas e Aposentados do Banco do Estado de Sergipe (Apabanese), enviado ao governador Belivaldo Chagas, essa venda enfraquecerá a Caixa de Assistência dos Empregados, bem como impactará negativamente nos investimentos do Banese em políticas sociais e culturais do nosso estado. Ainda de acordo com o documento, a corretora repassa dividendos para o Banese de mais de R$ 120 milhões, anualmente, nunca dando prejuízo ao banco sergipano, sendo injustificável a venda desse balcão de seguros para uma empresa privada.

Ao manifestar, também, a sua preocupação em relação a esse possível fatiamento do banco com a venda da carteira de seguro, Iran pontuou que os sergipanos já estão acompanhando, há algum tempo, os movimentos feitos pelo Governo do Estado em relação ao Banese, nessa tentativa de privatizá-lo.

“Precisamos estar, constantemente, defendendo o caráter público do Banese, pois as iniciativas do governo estão numa linha de fazer a privatização de forma gradativa e parcelada, e precisamos manifestar a nossa repulsa não apenas à privatização do Banese, mas a toda e qualquer iniciativa que gera a fragilização do banco”, manifestou.

“Quero me solidarizar à luta desses prestadores de serviço público no nosso Estado, os baneseanos, e parabenizar a resistência da categoria, através do seu sindicato, o Sindicato dos Bancários de Sergipe”, externou Iran Barbosa, cumprimentando os sindicalistas e os baneseanos que estavam presentes na Alese.

Por fim, Iran Barbosa reforçou o apelo da categoria para que seus representantes sejam recebidos, em audiência, pelo governador do Estado para tratar sobre o tema.