Deputado Iran Barbosa destaca a mensagem ao povo brasileiro da CNBB

0
440
Foto: Jadilson Simões/Alese

Na sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) desta quarta-feira, 4, o deputado estadual Iran Barbosa (Psol) destacou o conteúdo da tradicional Mensagem ao Povo Brasileiro, documento aprovado na 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na mensagem, os bispos lembraram da solidariedade para a superação da pandemia, agradeceram às famílias e agentes educativos pelo cuidado no campo da educação e dedicaram reflexões sobre a realidade do país, cujo quadro atual consideram gravíssimo.

“O documento traz uma mensagem em defesa do processo democrático nas eleições, da conquista dos direitos dos trabalhadores e dos pobres contra a ruptura da ordem institucional, manifestando posição contrária à disseminação de fake news e da manipulação religiosa”, pontuou.

O parlamentar, ao repercutir, na Casa Legislativa, o conteúdo da Mensagem, citou vários trechos, destacando o quanto o quadro atual do Brasil é grave, num cenário que acena para a fome e a insegurança alimentar, que os bispos consideraram “um escândalo para o país”.

Iran alertou, ainda, que o documento critica as constantes tentativas de ruptura da ordem institucional que “buscam colocar em xeque a lisura do processo eleitoral e a conquista irrevogável do voto”, além de tentar “tumultuar o processo político, fomentar o caos e estimular ações autoritárias”.

“O texto também traz reflexão sobre a grave crise sanitária que assolou o nosso país, mas que antes mesmo já encarávamos a desigualdade estrutural enraizada na sociedade brasileira. A mensagem também aborda o processo eleitoral deste ano e denuncia o desrespeito com os direitos dos povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos, a perseguição e criminalização de líderes socioambientais, a precarização das ações de combate aos crimes contra o meio ambiente”, citou Iran Barbosa.

Ao final da mensagem, apontou Iran, os bispos do Brasil conclamam “toda a sociedade brasileira a participar das eleições e a votar com consciência e responsabilidade, escolhendo projetos representados por candidatos e candidatas comprometidos com a defesa integral da vida,” e que “também não negligenciem os direitos humanos e sociais”.

Leia a íntegra da Mensagem ao Povo Brasileiro aqui: https://www.cnbb.org.br/mensagem-povo-brasileiro-fe-esperanca-compromisso-vida-brasil/