Projeto de Iran que cria o Dia Estadual do Taquígrafo é aprovado na Alese

0
293
Deputado Iran Barbosa ao lado de taquígrafas da Alese | Foto: Jadilson Simões

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei n° 153/2022, de autoria do deputado estadual Iran Barbosa, do Psol, que institui o Dia Estadual do Taquígrafo. Com a aprovação, o Projeto segue agora para a sanção governamental.

Iran agradeceu aos colegas parlamentares pela aprovação da proposta, pontuando a importância da profissão.

“Como sou historiador por formação, eu sei o papel destacado e a importância desses profissionais para os registros históricos, principalmente nos mais diversos parlamentos brasileiros”, ressaltou.

De acordo com Iran, além de instituir o dia comemorativo, o objetivo da proposta é o reconhecimento e a valorização dos profissionais da Taquigrafia.

“Para isso, o projeto aprovado dispõe que o Poder Executivo Estadual poderá realizar reuniões, seminários e atividades específicas alusivas à data.   Neste dia, também, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe poderá realizar sessão especial e homenagear os taquígrafos e taquígrafas que se destacarem no exercício da sua atividade durante o ano”, disse o autor.

O projeto aprovado dispõe que o Dia Estadual do Taquígrafo deverá ser comemorado, anualmente, no dia 3 de maio.

“Há 199 anos, em 3 de maio de 1823, foi instituída oficialmente a taquigrafia parlamentar no Brasil, para funcionar exatamente na primeira Assembleia Constituinte do país, sendo essa profissão, então, introduzida por iniciativa de José Bonifácio de Andrada e Silva”, explicou Iran Barbosa, lembrando que também é o autor do projeto de lei que instituiu a data no âmbito do município de Aracaju.

“Mesmo com todos os avanços dos recursos tecnológicos, a profissão e o papel dos taquígrafos seguem tendo lugar destacado nos parlamentos brasileiros e, com certeza, em outros espaços em que registros ágeis precisam ser feitos para o fim de preservação dos fatos”, argumentou o parlamentar.