Iran Barbosa discute dificuldades dos pequenos agricultores na Alese

0
402
Deputado Iran esteve no povoado São Miguel, em Propriá

O deputado estadual Iran Barbosa (Psol) repercutiu, nesta manhã, 5, durante sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), as demandas dos pequenos agricultores da região do Baixo São Francisco.

Iran esteve nos municípios de Propriá, Neópolis e Ilha das Flores, onde participou de reuniões em diversos povoados.

“Acompanhado da minha assessoria, eu tenho realizado uma série de atividades de trabalho por cidades do Baixo São Francisco. Durante as reuniões, ouvimos as demandas e as questões levantadas pelos pequenos agricultores de toda aquela região. Nesses encontros, temos contado, também, com o acompanhamento de companheiros e companheiras que integram o Movimento dos Pequenos Agricultores em Sergipe, o MPA”, falou o parlamentar.

De acordo com Iran, os pequenos agricultores têm, reiteradamente, levantado questões fundamentais em busca de uma efetiva solução para as dificuldades enfrentadas. Inclusive, o parlamentar já havia levado essas demandas ao parlamento estadual e tratado delas em órgãos federais e estaduais.

“Entre elas, questões operacionais e técnicas, que se não forem resolvidas, vão sacrificar, ainda mais, a vida dos pequenos agricultores. Além disso, a safra de produção deste ano estará, mais uma vez, sacrificada, em razão de diversas questões, a exemplo a falta de uma política de financiamento que garanta acesso às condições para enfrentar desafios da produção”, pontuou.

Iran Barbosa também esteve no município de Neópolis

Ainda segundo Iran, a falta da regularização e efetivação do programa de distribuição de sementes para os pequenos produtores tem prejudicado bastante.

“Nós precisamos discutir uma nova política de distribuição de sementes, pois a atual não supre as necessidades dos pequenos agricultores”, propôs Iran, lembrando que já fez essa defesa no dia 7 de junho, quando esteve na Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), acompanhado de lideranças dos rizicultores do Baixo São Francisco, para dialogar com o secretário da pasta.

“Para além disso, há questões básicas, como a limpeza dos canais onde se faz a produção, a garantia de bombas que funcionem para drenar a água em períodos de chuva, garantia das condições para o escoamento da produção, entre tantos outros problemas”, acrescentou.

Por fim, Iran informou que estará apresentando Requerimentos e Indicações ao Poder Executivo, para reforçar todas as pautas levantadas junto aos trabalhadores do campo.

“Gostaria de ecoar, daqui da tribuna da Alese, o pedido de solução desses problemas relatados e vivenciados pelos pequenos produtores sergipanos, pois é preciso garantir as condições adequadas para que eles possam trabalhar, produzir e sobreviver com dignidade”, externou Iran Barbosa.