Iran manifesta pesar pelo falecimento do cordelista Pedro Amaro do Nascimento

0
399

“Hoje, a cultura sergipana amanheceu mais triste, mas ‘seu Pedro Amaro’ jamais será uma ausência”, externou Iran Barbosa, ao manifestar o seu pesar pelo falecimento do cordelista pernambucano Pedro Amaro do Nascimento, na sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, nesta terça-feira, 12.

“É com imenso pesar e tristeza que recebo a notícia do falecimento do meu querido amigo, mestre, Pedro Amaro, aos 85 anos. Genial cordelista que adotou Sergipe para criar uma vasta obra literária e difundir a arte do cordel, valorizando nossa cultura e nossa identidade. Sem dúvidas, a cultura sergipana sofreu uma perda irreparável nessa segunda-feira, 11”, lamentou Iran Barbosa.

Iran Barbosa ressaltou que o artista deixa um legado cultural imensurável.

“Membro da Academia Sergipana de Cordel, professor, sensível poeta, autor de mais de 100 cordéis,  incansável mantenedor da Casa do Cordel, o ‘Espaço Cultural Pedro Amaro do Nascimento’, o seu legado será honrado por sua esposa, Dona Ana Santana; por sua filha, Izabel Nascimento; por toda a sua família; e por todos os cordelistas sergipanos que têm nele uma referência cultural. Com todos eles compartilho a tristeza e transmito a todos a nossa mais profunda solidariedade”, disse Iran Barbosa, que é autor das Leis Estadual e Municipal de Aracaju, que instituem o Dia Estadual/Municipal da Literatura de Cordel, fruto de uma construção com Pedro Amaro e os cordelistas de Sergipe.

“O nosso poeta cordelista continuará alegrando e encantando as gerações de sergipanos com a graça e a expressividade de seus versos e o seu exemplo de vida”, finalizou Iran Barbosa, informando que está em andamento a apresentação da proposta de outorga do Título de Cidadão Sergipano ao cordelista Pedro Amaro, reforçando que a iniciativa terá continuidade, mas, infelizmente, sem a presença física do poeta entre nós.