Iran participa de debate sobre Reforma da Previdência promovido pelo Sindiprev

0
720
Iran destacou que tem percorrido vários municípios de Sergipe fazendo debates sobre a Reforma da Previdência e alertando a população

Na manhã desta quinta-feira, 21, o deputado estadual Iran Barbosa, do PT, participou da mesa de abertura do “Seminário sobre a PEC 06/2019 de Reforma da Previdência”, promovido pelo Sindiprev-SE e realizado no auditório da Faculdade Estácio de Sá, em Aracaju. O parlamentar defendeu unidade da classe trabalhadora e de suas representações sindicais para mobilizar a população contra a proposta do governo Bolsonaro.

Para fazer o debate, o sindicato trouxe o doutor Luís Fernando e Silva, do Coletivo Nacional dos Advogados de Servidores Públicos (CNASP), colaborador do Observatório de Recursos Humanos da Escola Nacional de Saúde Pública, e especialista em Previdência e Capitalização. Para aprofundar-se no assunto, ele visitou recentemente o Chile, que adotou, na década de 80, o sistema previdenciário pelo modelo de capitalização que mostrou-se, três décadas depois, um completo fracasso. A proposta de Bolsonaro é semelhante à adotada no Chile.

“Espaços de debate para esclarecer a população sobre as consequências dessa proposta de Reforma da Previdência que fere direitos previdenciários e assistenciais do povo brasileiro, são muito importantes. Neste sentido, quero parabenizar toda a direção do Sindiprev pelo evento e agradecer pelo convite”, disse Iran Barbosa.

O parlamentar explicou que também tem procurado, em debates que tem feito pelo interior do Estado, alertar os trabalhadores e a sociedade sobre o que de fato representa a PEC 06/2019 e a quem atinge.

“Fiz questão de participar por reconhecer a importância desse debate. Eu, que tenho percorrido vários municípios de Sergipe fazendo debates sobre essa proposta de Reforma da Previdência, entendo que precisamos unir forças e buscar, em espaços qualificados como esse, mais argumentos para esclarecer a população, em meio a esse difícil cenário que estamos enfrentando”, colocou.

Ainda de acordo com Iran, não é a primeira vez que tentam desconstruir a Previdência Pública, retirando direitos da população e dos trabalhadores para beneficiar os grandes bancos e as elites econômicas que nunca defenderam o financiamento solidário do Sistema Previdenciário.

“Esses segmentos da nossa elite econômica nunca aceitaram que o financiamento do Sistema Previdenciário também fosse cobrado deles. Nunca aceitaram que, além dos trabalhadores, também os patrões tivessem que contribuir para manutenção do nosso fundo previdenciário. Por isso eles têm, sistematicamente, ao longo do tempo, atacado esse modelo solidário de Previdência que adota o Regime de Repartição. Estamos diante de mais uma dessas investidas. E, mais uma vez, não ouviremos da luta!”, afirmou o petista.

“Vamos construir a resistência na perspectiva de barrar a aprovação dessa proposta no Congresso Nacional, como conseguimos barrar na última tentativa, feita ainda no governo Temer, mesmo sabendo que o cenário é muito mais desafiador, porque agora eles estão com muita força. Precisamos exigir posição pública dos representantes da nossa bancada federal com relação a essa Reforma. Tenho transformado todas as ações do mandato que represento em atos de resistência contra essa proposta. Vamos unir forças nessa luta é vamos vencê-la”, completou Iran Barbosa.

O debate foi conduzido pelo coordenador-geral do Sindiprev/SE, Joaquim Antônio Ferreira e contou, também, com as participações do presidente da CUT de Sergipe, Rubens Marques (Dudu), e do advogado do escritório Advocacia Operária, Lucas Rios.