Iran Barbosa rebate declaração do governador da Bahia e destaca documento da Juventude Petista

0
979
“Na condição de aluno oriundo do ensino público, petista e educador, quero rechaçar essa declaração do governador Rui Costa", disse Iran ao utilizar a tribuna

A educação pública tem sido alvo de constantes ataques, o que exige a defesa do seu caráter público, gratuito e de qualidade para todos os brasileiros e brasileiras. Com este sentimento e refutando a declaração do governador da Bahia, Rui Costa (PT), ao defender a possibilidade de cobrança de mensalidades em universidades públicas, o Deputado Estadual Iran Barbosa (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe, nesta terça-feira (21/05).

“Na condição de aluno oriundo do ensino público, petista e educador, quero rechaçar essa declaração do governador Rui Costa. Continuamos na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade social, oferecida pelo Estado ao seu povo e espero que o governador repense sobre essa sua declaração”, manifestou-se o parlamentar petista, lamentando o posicionamento do governador baiano.

“A educação não pode ser tratada como mercadoria, mas, isto sim, como patrimônio do nosso povo, que oferece oportunidade para todos e contribui para o desenvolvimento igualitário da sociedade”, acrescentou.

Iran Barbosa pontuou que a declaração de Rui Costa não condiz com os históricos de luta do Partido dos Trabalhadores.

“O governador Rui Costa integra o mesmo partido que eu, mas esse posicionamento não reflete o que o nosso partido pensa. O PT faz a defesa intransigente do ensino público. E, para além do contexto partidário, essa afirmação não expressa a vontade da maioria do povo brasileiro, está na contramão dos países que se destacam em educação e não corresponde aos avanços educacionais que foram consolidados no nosso país, durante os governos petistas”, disse. 

Dados

Iran apresentou dados da reportagem da Revista Exame, veiculada em 17 de maio, sobre a pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

“Nas universidades federais, 70,2% dos estudantes são de baixa renda e 51, 2% são negros. Ou seja, a maioria dos alunos das universidades federais veio de escola pública e é negra, o que rebate qualquer defesa no sentido de que grande parcela poderia sustentar parte dos gastos das instituições”, observou.

Carta da Juventude

Durante o discurso, o deputado leu a íntegra da carta elaborada pela Juventude Nacional do PT em resposta às afirmações do governador Rui Costa, na qual consta a manifestação contrária dos jovens petistas. 

“Esse é o pensamento da juventude do meu partido: ‘defender o pagamento de mensalidade na Universidade Pública, para quem quer que seja, é abrir as portas para a supressão do direito básico à educação que deveria ser de todo o brasileiro e brasileira’. Leio e reitero o inteiro teor da carta, reafirmando o compromisso do mandato que represento em defesa do ensino público e de qualidade”, finalizou Iran Barbosa, solicitando que o conteúdo fosse registrado nos anais da Casa Legislativa.