Iran propõe medidas para mitigar os efeitos da crise sobre os artistas

0
733
Petista propõe editais para contratação de shows e mostras virtuais

Em meio à grave crise que se estabeleceu no país com o avanço do novo coronavírus (Covid-19), que vem afetando vários setores, o deputado estadual Iran Barbosa, do PT, apresentou, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a Indicação Nº 83/2020, direcionada ao governador Belivaldo Chagas e ao secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, solicitando-lhes que adotem as medidas necessárias para promover a arte e a cultura sergipanas neste período de pandemia do Coronavírus.

“Para enfrentar esse momento difícil que afeta também os nossos artistas e promotores culturais, estou sugerindo a publicação de editais para a contratação de shows e mostras virtuais, através da internet, das mais diversas expressões da arte e da cultura sergipanas”, apontou.

De acordo com Iran, a proposta se justifica pelo fato de a pandemia do Covid-19 se constituir em uma realidade dura que atinge o setor cultural de forma devastadora, já que shows e outras atividades culturais com presença de público não podem ser realizados, por recomendação das autoridades e por questão de Saúde Pública.

“Por isso, é necessário adotar políticas públicas para não permitirmos a falência dos artistas sergipanos e dos agentes promotores deste importante setor; bem como para estimular os cidadãos a permanecerem em suas residências, com acesso a atividades culturais, de forma segura, e sem a possibilidade de ampliar a transmissão do novo coronavírus. É momento de inovação administrativa e de compromisso com os diversos setores da economia sergipana, o que inclui o setor cultural”, enfatizou o petista.