Iran Barbosa propõe medidas de prevenção a desabastecimento e de combate à fome

0
580
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Com o objetivo de valorizar e estimular a agricultura familiar, bem como prevenir situações de desabastecimento e combater a fome e a desnutrição, especialmente neste momento de insegurança alimentar e nutricional, causado pela Pandemia da COVID-19, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) propôs, através de Indicação, que o Estado de Sergipe retome o Programa de Compra Direta de Alimentos dos Agricultores (PAA) para distribuição com a população de baixa renda.

De acordo com o parlamentar, devido à situação excepcional da Pandemia provocada pelo Coronavírus, todo o sistema de produção que garante o acesso das pessoas aos alimentos está afetado e enfrentando dificuldades cotidianas, o que implica na qualidade e na quantidade dos alimentos que serão consumidos e ofertados nesses próximos dias e meses. Essa situação, consequentemente, implicará no aumento do número de pessoas em situação de insegurança alimentar, desnutrição e fome.

“Diante desse cenário, estamos propondo a retomada do PAA para a distribuição de alimentos com a população de baixa renda. Isso possibilitará o enfrentamento à desnutrição e à insegurança alimentar, além de possibilitar o fomento à produção de alimentos”, justificou.

A Indicação Nº 170/2020 foi apresentada na Assembleia Legislativa de Sergipe e direcionada ao governador do Estado, Belivaldo Chagas, e ao secretário de Estado da Agricultura, André Bomfim.