Iran solicita à Sedurbs relatórios sobre estradas, abastecimento de água e meio ambiente

0
506

O deputado Iran Barbosa, do PT, aproveitou a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Ubirajara Barreto Santos, que participou da Sessão Extraordinária Remota realizada na manhã desta quinta-feira, 2, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para solicitar relatórios que detalhem a situação da malha viária sob responsabilidade do governo estadual; as condições de abastecimento de água nas comunidades em que ocorrem problemas de atendimento; e, também, informações sobre o avanço dos empreendimentos de carcinicultura em Sergipe e seu impactos ambientais e humanos.

Iran destacou que, mesmo diante da pandemia do coronavírus, o seu mandato se manteve atento aos problemas nos municípios sergipanos e vem apresentando inúmeras Indicações aos órgãos e secretarias do Estado para atender às diversas demandas das comunidades que são identificadas pela sua assessoria ou diretamente pelo próprio parlamentar.

“Este tem sido um ano atípico e todas as nossas preocupações, em qualquer setor, têm sido direcionadas, preferencialmente, para a preservação da saúde da população. E estamos vivendo um processo profundo, no Brasil e em Sergipe, de interiorização da pandemia da Covid-19, onde as estradas assumem um papel estratégico na preservação de vidas. Inclusive, fiz diversas indicações para recuperação de estradas em nosso estado. Neste sentido, sugiro que a equipe da Sedurbs possa nos fornecer um relatório, que nos dê um diagnóstico da situação das rodovias estaduais e o que está sendo feito em cada uma delas”, pediu o parlamentar.

“O que temos de planejamento, do ponto de vista da infraestrutura do estado, para garantir a boa circulação nas malhas viárias que são estratégicas para o deslocamento da população sergipana? É preciso que se garanta o trânsito das pessoas das cidades do interior para os locais onde tenham melhor cobertura assistencial em relação à Covid-19”, disse.

Iran Barbosa também solicitou que, no relatório da Sedurbs, seja incluído um diagnóstico sobre a manutenção das pontes que são de responsabilidade do Governo do Estado.

Já na área ambiental, o petista levantou preocupação quanto à liberação desenfreada de licenciamentos para a instalação de empreendimentos de carcinicultura e os impactos socioambientais dessa atividade.

“Como está se dando o acompanhamento dos órgãos ambientais de Sergipe em relação a essas liberações, que estão se multiplicando. Sei que faz parte de um contexto de um avanço econômico que muitos apontam como necessário, mas a carcinicultura vem também excluindo muitas comunidades tradicionais nos locais em que essa atividade vem se instalando, além dos fortes impactos ambientais. Neste sentido, aproveito para, também, solicitar da equipe da Sedurbs um relatório sobre a situação da carcinicultura no estado de Sergipe”, colocou.

O deputado Iran aproveitou a oportunidade, também, para dialogar com o secretário Ubirajara Barreto sobre os problemas de abastecimento de água verificados em muitos municípios sergipanos, alguns na região da foz do Rio São Francisco, onde comunidades inteiras enfrentam problemas de abastecimento de água mesmo vivendo à margem do maior rio da região.

“E isso num momento em que o acesso à água é uma condição indispensável para garantir a higienização necessária ao combate preventivo ao coronavírus. Precisamos encontrar soluções para que superar esse problema”, enfatizou o petista.