Projeto de Iran Barbosa institui 2021 como o ‘Ano Cultural Educador Paulo Freire’

0
544

 

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) protocolou, nesta terça-feira, 15, na Assembleia Legislativa de Sergipe o Projeto de Lei que institui o ano de 2021 como o ‘Ano Cultural Educador Paulo Freire’, em comemoração ao centenário de nascimento do educador e filósofo brasileiro.

Iran ressaltou que Paulo Freire é o patrono da Educação brasileira e sergipana, títulos instituídos através da Lei Federal Nº 12.612/2012 e da Lei Estadual Nº 7.382/2012, esta última de autoria da professora e então deputada estadual Ana Lúcia (PT).

Segundo o petista, Paulo Reglus Neves Freire é o brasileiro com o maior número de títulos “honoris causa” pelo mundo; é o terceiro pensador mais citado no mundo em trabalhos acadêmicos na área das ciências humanas, além de outros reconhecimentos.

“Em 19 de setembro de 2021, comemoraremos o centenário de Paulo Freire. Mais de duas décadas após sua morte, o filósofo e pedagogo Paulo Freire segue como um dos mais respeitados pensadores brasileiros de todos os tempos. Sua obra continua a inspirar educadores em todo o mundo. Seu nome evoca o melhor de nosso país: os saberes de nosso povo, a sua força criativa e o sonho de superar a desigualdade que é a marca de nossa formação histórica”, destacou.

Para Iran, Paulo Freire é o símbolo, sempre vivo, de um país que precisa valorizar a Educação e as suas diferenças culturais; um país que sonha com dignidade e transformação social.

“Apenas uma educação libertadora pode reconstruir a convivência democrática, a tolerância, a possibilidade de inclusão. O legado de Paulo Freire é, mais do que nunca, necessário. Sua figura ilumina com esperança esses dias sombrios”, entende Iran Barbosa.

Homenagem

Iran explicou que no tocante às comemorações, como forma de homenagear o legado de Freire, a sua propositura prevê que o Poder Público poderá estimular e/ou promover, especialmente durante o ano de 2021, uma série de atividades, como seminários, palestras, encontros, simpósios, debates e audiências públicas sobre a vida e a obra de Paulo Freire; pesquisas sobre toda a sua produção científica, filosófica, pedagógica e administrativa; experiências pedagógicas entre os educadores sergipanos que tenham como foco o método paulofreireano.

O projeto também prevê a realização de apresentações de experiências pedagógicas bem sucedidas praticadas nas instituições de ensino sergipanas que tenham como fundamento o método de Paulo Freire; produções de vídeos, documentários, publicações gráficas e editoriais voltadas para a sua vida e a sua obra.

Ainda sugere a realização de produções artísticas e culturais voltadas para a ampla divulgação da vida e da obra de Freire; premiações que reconheçam o mérito de profissionais, pesquisadores, artistas, intelectuais, movimentos sociais e de cidadãos sergipanos que contribuíram para o conhecimento, a divulgação, o aperfeiçoamento, a utilização e o reconhecimento público da vida e da obra de Paulo Freire; entre outras iniciativas.

Ao explicar o projeto, o parlamentar solicitou o apoio da Assembleia Legislativa para o desenvolvimento de atividades e ações que deverão ser executadas pelo Legislativo estadual com vistas a comemorar o ano do centenário de Paulo Freire. De imediato, o presidente da Casa, deputado Luciano Bispo, parabenizou a iniciativa, somando-se à proposta.

“Gostaria, desde já, de agradecer imensamente o apoio e solicitar que os demais deputados analisem a propositura e votem favoravelmente a ela. Sem dúvida, será uma grande homenagem ao nosso patrono da Educação”, disse Iran Barbosa.